Menu

Palmitinho - RS
17° max
8° min

Fechar

Palmitinho - RS
17° max
8° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Sedufsm leva apresentações de Pedro Munhoz a Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Santa Maria

    Cantor, poeta e ativista social se apresenta em projeto da seção sindical de docentes da UFSM com acesso livre

    Pedro Munhoz retorna ao RS nos próximos dias e apresentações na UFSM estão no roteiro do trovador. Na quarta-feira (13), a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza, pela primeira vez, o projeto ‘Cultura na Sedufsm’ no campus da UFSM em Palmeira das Missões (auditório do campus, a partir das 11h), enquanto na quinta-feira (14) a apresentação acontece em Frederico Westphalen (Centro de Convivência do campus, a partir das 10h), que terá como destaque a apresentação musical de Pedro Munhoz. Já na sede, em Santa Maria, a apresentação vai acontecer no dia 18 de março, às 17h30, no Auditório Flavio Schneider (prédio 42, junto ao Centro de Ciências Rurais).

    A 84ª edição do projeto, que iniciou no ano de 2005, traz à cena o cantor, compositor e trovador gaúcho, hoje radicado na Bahia, Pedro Munhoz, também reconhecido papel como ativista junto a movimentos sociais e populares. O projeto cultural está inserido na programação de “acolhimento docente”, que ocorre de 11 de março até 1º de abril. Todas as apresentações acontecem com entrada gratuita para toda a comunidade acadêmica e público em geral.

    Nascido em Barra do Ribeiro (RS), Munhoz tem 63 anos de idade. Gravou diversos álbuns e percorreu mais de 20 países fazendo apresentações musicais. Em 1999, foi vencedor do 1º Festival Nacional da Reforma Agrária, realizado em Palmeira das Missões (RS), com a canção ‘Procissão dos retirantes’. E, em 2013, a música ‘Canção da Terra’, de sua autoria, regravada pelo grupo ‘O Teatro Mágico’, tornou-se a primeira música de livre distribuição e gestão de obra feita pelo autor a fazer parte de uma trilha sonora de telenovela (Flor do Caribe, da Rede Globo).

    Além das canções e poemas que retratam histórias vividas e testemunhadas ao longo de suas andanças - sejam elas vividas, presenciadas ou ouvidas -, Munhoz traz consigo a reedição de seu primeiro livro, "Poemais e Outras Canções Urgentes", também busca fortalecer a livre distribuição de todo seu cancioneiro, disponibilizado via plataforma Palco MP3 (para ouvir ou fazer download acesse https://www.palcomp3.com.br/pedromunhozoficial/), bem como a íntegra do DVD gravado no Café Fonfon, em Porto Alegre, e que na primeira edição acompanhava o livro em formato físico (para assistir acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUbSXm9JyjckygJGT1Qhoa_SFqCkSNEhB).

    Programação de acolhimentos a docentes e comunidade da UFSM

    A Sedufsm preparou uma programação ampla para promover o acolhimento da categoria docente e da comunidade universitária em geral no retorno às aulas na UFSM. A agenda tem início na segunda, 11 de março, estendendo-se até o começo de abril.

    O diretor de Comunicação do sindicato, professor Leonardo Botega, destaca que “mais uma vez, a Sedufsm irá recepcionar a categoria trazendo as pautas da categoria docente, tais como salário, carreira e condições de trabalho”.

    A respeito do projeto ‘Cultura na Sedufsm’, Botega frisa que “são formas de contatar com a categoria através da troca de afetos e da luta social”. Para mais detalhes acerca da programação de acolhimento promovida pela Sedufsm, acesse o site da seção sindical (www.sedufsm.org.br/).

    *Com informações da Assessoria de Imprensa da Sedufsm / Fritz R. Nunes.

    Giovane Sabino - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00