Menu

30°

Palmitinho - RS
30° max
20° min

Fechar

30°

Palmitinho - RS
30° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Segue o alerta para forte incidência de chuva na região

    Em sete horas Estação Meteorológica de Palmitinho registrou quase 70 milímetros de chuva

    A instabilidade que retornou ao Rio Grande do Sul na sexta-feira, 6 de outubro, deve prosseguir no final de semana. Neste sábado, 7 de outubro, a chuva sobre o Estado será reforçada pela formação de uma nova área de baixa pressão em Santa Catarina.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para ocorrência de temporais, principalmente, na região Norte e Noroeste do RS, na madrugada deste sábado, 7 de outubro.

    Na sexta-feira, 6 de outubro, o coordenador da Regional da Defesa Civil de Passo Fundo, major Darci Bugs Júnior, alertou em vídeo divulgado nas redes sociais que a região tem condições meteorológicas severas, com volume que pode chegar aos 350 milímetros de chuva ao longo de três dias. Bugs alerta ainda para a forte incidência de chuva, especialmente, na divisa com Santa Catarina. “A chuva poderá vir acompanhada de raios, vendaval e queda de granizo”, destaca.

    O coordenador da Regional da Defesa Civil de Passo Fundo pede ainda que as autoridades locais revisem estoques de lona e revisem os planos de contingência e identifiquem possíveis locais de abrigo.

    Alerta para as cheias dos rios

    Segundo informações da GaúchaZH, por causa do retorno da chuva intensa o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cenaden) e pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) emitiu ainda na quinta-feira, 5 de outubro, um alerta para inundações causadas pelas cheias dos rios.

    Apesar das bacias hidrográficas do RS estarem praticamente normalizadas, o alerta é reforçado para a região do Rio Uruguai, que pode sofrer elevação de nível em decorrência das chuvas na divisa com Santa Catarina.

    Segundo informações da Defesa Civil de Itapiranga (SC) o Rio Uruguai estava a 8,7 metros acima do nível na quinta-feira, 5 de outubro. Na sexta-feira, 6 de outubro, o nível começou a baixar e às 7 horas deste sábado, 7 de outubro, estava a 6,5 metros acima do nível normal, conforme monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar de SC.

    Volumes de chuva

    A Estação Meteorológica de Palmitinho registrou 186,3 milímetros de chuva de 1º de outubro, até as 7 horas deste sábado, 7 de outubro. O maior volume foi registrado na quarta-feira, 4 de outubro, foram 75,6 milímetros. Entre a meia-noite e às 7 horas deste sábado, 7 de outubro, a Estação Meteorológica de Palmitinho registrou 69,9 milímetros.

    A média de chuva para outubro no município é de 224 milímetros. O volume registrado nesses sete primeiros dias de outubro representa 83,16% do total esperado para todo mês.

    Segundo informações da Defesa Civil do RS, Frederico Westphalen registrou nas últimas 24 horas 88,6 milímetros de chuva.

    Chuvas em Santa Catarina

    Em Santa Catarina, o número de municípios afetados pela chuva aumentou para 71 - 28 já decretaram situação de emergência. O número foi divulgado em balanço da Defesa Civil. As informações são do portal g1, divulgadas pela GaúchaZH.

    Além dos estragos materiais, uma pessoa morreu. A Defesa Civil contabilizava até a sexta-feira, 6 de outubro, 1,1 mil pessoas afetadas, desalojadas e desabrigadas. 

    Segundo a Defesa Civil de SC, a instabilidade permanece até este domingo, 8 de outubro. Alguns municípios podem registrar acumulados entre 150 milímetros e 200 milímetros.

    Com a previsão de mais chuva, a Prefeitura de Blumenau suspendeu por quatro dias a Oktoberfest, uma das festas mais tradicionais do país.

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Danilva Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Giovane Sabino

    14:00 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Danilva Oliveira

    13:00 - 15:00