Geral
Publicado em 08/02/2025 às 10:38
Sem zelador, Parque da Faguense em Frederico Westphalen está fechado para visitação
Prefeitura diz que o cargo de encarregado pela manutenção do ponto turístico foi extinto no fim de 2024.

Um dos prinicipais pontos turístico de Frederico Westphalen, o Parque Arcângelo Busatto - ou Parque da Faguense - está fechado para visitação desde o começo do ano por falta de zelador. A informação foi publicada pela prefeitura.
Conforme o Poder Executivo, o fechamento decorre da extinção do cargo de encarregado pela manutenção do parque, aprovada no fim de 2024 após a votação do projeto de lei (PL) 127/2024. O PL foi enviado à Câmara de Vereadores pelo então prefeito, José Alberto Panosso, e extingiu cerca de 50 cargos da administração municipal.
No comunicado divulgado à imprensa, a gestão de Orlando Girardi, atual prefeito, comenta que o encarregado pelo parque era responsável por abrir e fechar o local diariamente, além de realizar a limpeza e manter a estrutura do espaço em boas condições para os visitantes. Com a extinção do cargo e a entrega das chaves de acesso por parte do ex-servidor à prefeitura, o Parque da Faguense ficou sem gerenciamento e, consequentemente, sem funcionamento.
Girardi disse que lamenta o ocorrido e que deve enviar um projeto à Câmara de Vereadores para recriar o cargo. “Nos sentimos de mãos amarradas, pois encaminhar projeto para a recriação ou até mesmo criação de um novo cargo a câmara não é garantia de que isso vai acontecer. Dos quase 50 cargos extintos, solicitamos 11 cargos através de projeto de lei encaminhado à câmara no dia 06 de janeiro e fomos contemplados somente com dois” disse o prefeito Orlando Girardi.
Padaria municipal passa por situação semelhante
Outro cargo extinto e que preocupa a atual gestão da prefeitura é o de encarregada da padaria municipal. Localizada nas proximidades da Secretaria de Educação e Cultura, a padaria é responsável pela produção de pães e demais produtos panificados que são distribuídos para as nove Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e para o Lar de Acolhimento São Francisco.
A falta de um encarregado para supervisionar a produção e o fornecimento desses alimentos tem gerado preocupação quanto à continuidade do serviço essencial, tendo em vista o início das aulas no município no próximo dia 17 de fevereiro. “A padaria municipal sempre desempenhou um papel importante no fornecimento de alimentos frescos e de qualidade para as instituições de ensino e de acolhimento do município, garantindo uma alimentação adequada para as crianças e adolescentes atendidos, mas para o ex-prefeito isso não fez diferença” observou o prefeito Girardi.
A prefeitura também deve encaminhar ao Poder Legislativo um projeto de lei para criação dos cargos de padeira e auxiliar de padaria, a fim de suprir a demanda.
*Com informações da Prefeitura de FW