Menu

24°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Série de prisões contribui para diminuição dos casos de furto e roubo em FW

    De acordo com o delegado maioria desses crimes estão ligadas ao uso de drogas

    Uma série de prisões realizadas em Frederico Westphalen nos primeiros meses de 2024, de indivíduos suspeitos de praticarem crimes contra o patrimônio – roubos e furto, contribuem para uma redução dos casos registrados no município.

    De acordo com o delegado, responsável pela Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen, Jacson Boni, em entrevista ao Grupo Chiru, de janeiro até essa data, 16 de abril, 10 pessoas foram presas acusados pela pratica de roubo ou furto, o que consequentemente diminui a incidência desse tipo de crime.

    – Importante pontuar que a gente descobriu que esses crimes oscilam muito, tem períodos que eles aumentam e tem períodos que a gente tem uma baixa – comentou.

    A DP começou o ano de 2024 com o registro de 30 casos de furto e 4 de roubo, números bastante expressivos, pelo aumento dos casos de furto e pelo registro de roubos, crime que não é muito comum na nossa cidade. Neste mesmo mês, duas pessoas foram presas.

    Em fevereiro, de acordo com os dados trazidos pelo delegado, os números caíram pela metade, foram 15 furtos e dois roubos, mais três pessoas foram presas. Já no mês de março foram registrados oito furtos e nenhum roubo e mais três pessoas foram detidas e neste mês de abril, até a presente data, a delegacia contabilizou 2 furtos e um roubo, sendo que duas pessoas já foram presas pelos crimes. “Temos a expectativa de que neste mês os números se estabilizem e que para maio a gente consiga números ainda melhores. Claro que esses furtos a menos é graças ao trabalho de apuração, responsabilização e prisão das pessoas envolvidas”, disse.

    A ligação com o uso de drogas

    Um ponto que a Polícia vem considerando comum neste tipo de crime é a relação com o uso de drogas. De acordo com Boni, em muitos dos casos, o preso é usuário e dependente de drogas. “Claro que não é só isso, temos outros tipos de furtos, mas na grande maioria sim, são pessoas dependentes de drogas e que muitas vezes não teriam a propensão de cometer crimes, mas que chegam a um ponto de desestruturação, perdem emprego, perdem a família, suas economias e essa pessoa muitas vezes vira morador de rua e a alternativa é buscar esse tipo de crime”, comentou o delegado.

    Para coibir esse tipo de crime, a polícia tem atuado na busca pela prisão dessas pessoas. “Alguns chegam a um ponto de dependência que eles ficam vagando pela noite procurando uma oportunidade de conseguir um bem para vender e trocar por droga. Essas pessoas quando estão soltas praticam muitos crimes, as vezes mais de um por noite e a depender da quantidade de pessoas dessas em liberdade faz que os números de furto e roubo aumentem. Por isso, estamos trabalhando com a repressão, responsabilização e segregação dessas pessoas”, completou o profissional, sem deixar de pontuar que este é, também, um problema de saúde pública.

    Para inibir os crimes

    O delegado pontua como importantes para a diminuição e inibição da pratica desses crimes o registro das ocorrências e a instalação de videomonitoramento e/ou câmeras de segurança. “As pessoas precisam registrar, e levar até a polícia o maior número de provas que auxiliem na elucidação. Nem sempre conseguimos chegar a autoria e recuperação dos bens, mas temos vários casos que chegamos a autoria, recuperamos o bem e não temos o registro. E nessa elucidação o monitoramento por vídeo é um grande aliado, auxilia na apuração e na repressão, mas, também, na prevenção, obviamente quando há videomonitoramento há um risco maior de ser flagrado então isso inibe a ação”, comentou.

    Para finalizar a orientação do delegado é que as informações sejam repassadas para a PC, de modo anônimo, formal ou até com solicitação posterior de anonimato pois, o importante é os investigadores terem acesso as informações.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Sessão da Câmara de Vereadores de Palmitinho

    .

    20:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00