Menu

20°

Palmitinho - RS
22° max
19° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
22° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • SES/RS distribui vacinas da Pfizer para cerca de 400 municípios

    Imunizante deve chegar em Palmeira das Missões por volta das 12h25

    A Secretaria da Saúde (SES) começa a expandir para o interior, nesta segunda-feira, 24 de maio, a imunização contra o coronavírus com a vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Nesta primeira remessa, a SES irá distribuir 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes (soro fisiológico).

    As doses do imunizante devem chegar na região, em Palmeira das Missões, por volta das 12h25 na aeronave da Brigada Militar. O lote será distribuído para os municípios da área de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), com sede em Frederico Westphlen e da 15ª CRS, com sede em Palmeira das Missões.

    Os quantitativos dos municípios que optaram por não receber as vacinas da Pfizer nesta segunda-feira, 24 de maio, ficarão reservados na Ceadi para entrega posterior.

    Na semana passada, a SES realizou treinamentos, via videoconferência, para capacitar equipes de imunizações de municípios. O treinamento específico para a vacina da Pfizer foi necessário por essas doses terem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação. Os municípios receberão as doses refrigeradas (entre 2°C e 8°C). Nesta temperatura, as doses podem ficar por até cinco dias (120 horas).

    Por essa limitação, a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Da mesma forma, não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses dever ser aplicadas em até seis horas.

    Essas vacinas da Pfizer devem ser utilizadas para primeira dose de pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 anos e 59 anos cadastradas no Benefício Assistencial à Pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal (estimadas em 42.570 pessoas), pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 anos e 39 anos (58.994 pessoas, sendo que acima dessa idade já tiveram doses disponibilizadas pelo Estado) e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.

    INFORMAÇÕES SOBRE AS DOSES DA PFIZER

    • Podem vir rotuladas como Pfizer-Biontech, se produzidas na Bélgica, ou Comirnaty, que é o nome comercial usado na fábrica dos Estados Unidos. A vacina é distribuída no Brasil com embalagem em inglês, mas a empresa dispõe de um site em português com conteúdos para profissionais de saúde (comirnatyeducation.com.br).

    • Cada frasco tem capacidade para seis doses, que vem com 0,45 ml do produto, que para a aplicação precisa de diluição de mais 1,8 ml de soro fisiológico.

    • É uma vacina do tipo RNA mensageiro (mRNA), ou seja, usa parte de uma sequência do código genético do vírus como se fosse uma “receita” para o organismo produzir anticorpos.

    • Estudos clínicos comprovaram uma taxa de eficácia de 95% após as duas doses.

    • No Brasil, a orientação do Ministério da Saúde é de um intervalo de 12 semanas (cerca de três meses) entre a primeira e segunda doses.

    • Reações adversas mais comuns incluem dor no local da aplicação, fadiga e dor muscular (raramente chegando a apresentar febre), que costuma aparecer em até 24 horas e apresentar melhora em até 48 horas.

    * Fonte: Governo do RS

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Estação 91

    Marcinho San

    07:30 - 12:25

    FM
    104,3

    Vitrine Popular

    Julinho Balestrin

    08:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00