Menu

13°

Palmitinho - RS
18° max
12° min

Fechar

13°

Palmitinho - RS
18° max
12° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Sicredi Conexão proporciona formação por meio da Governança Conectada

    Coordenadores de núcleo, gerentes e conselheiros participam de capacitação

    Para manter, cada vez mais, atualizados os seus representantes, a Sicredi Conexão está proporcionando a ‘Governança Conectada’. As formações contemplam grupos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sendo ministradas pela Consultoria Longevisar, a qual é liderada por Ademar Schardong – que por mais de 40 anos desempenhou funções de liderança estratégica dentro do Sistema Sicredi, onde presidiu a Sicredi Participações e foi Executivo do Banco Cooperativo Sicredi, da Confederação e da Fundação Sicredi – e, atualmente, é consultor empresarial.

    A capacitação terá seis módulos, encerrando no primeiro semestre de 2024, reunindo os quatro pilares da gestão da cooperativa – os coordenadores de núcleo, que representam os mais de 120 mil associados; o Conselho de Administração, que é a parte da direção estratégica; o Conselho Fiscal, responsável por toda a fiscalização e controle; e também a Gestão Executiva, representada pela diretoria executiva, gerências de área da Superintendência Regional e gerências de agências.

    De acordo com a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, todos os participantes da formação estão discutindo o futuro da cooperativa, os seus papéis enquanto administradores e executivos. “Está sendo importante também, porque estamos todos na mesma sala, debatendo e balizando os conhecimentos, fazendo reflexões acerca do cooperativismo, especialmente sobre o ramo de crédito, e do nosso empreendimento”, explica Angelita.

    Nos últimos cinco anos, a cooperativa cresceu em torno de 84% no número de associados e atuando em quatro regiões distintas do país, a presidente justifica outros motivos de proporcionar estas capacitações. “Estas atualizações de conhecimento são cada vez mais necessárias à estrutura de governança, especialmente no que diz respeito a todas as transformações de mercado. E, agora, estamos vivendo esta experiência de termos no mesmo espaço esta representação dos donos do negócio, através dos coordenadores de núcleo, os dois conselhos e toda a parte executiva. Então, é um momento necessário que a cooperativa realiza, em virtude do crescimento e desse mercado tão dinâmico que atuamos que é o financeiro. Mas o nosso perfil não é voltado só ao econômico, mas também, ao social, com olhar focado no desenvolvimento das regiões onde atuamos, por isso, torna-se imprescindível o investimento nas pessoas e é isso que seguiremos fazendo”, ressalta Angelita.

    Governança Conectada

    O processo de capacitação das equipes é voltado a adoção de boas práticas de governança. Segundo Schardong, a cooperativa está crescendo muito e, por isso, necessita de qualidade nas decisões, que, consequentemente, também se tornam maiores e tem cada vez mais impacto. “É preciso manter organizado o quadro social, através de um grupo de pessoas que é responsável pelas deliberações que cabem aos associados. Para isso, esses coordenadores de núcleo precisam de um profundo conhecimento sobre o processo de gestão em geral, de gestão de risco e sobre o mercado, para estarem seguros nas definições”, argumenta o consultor.

    * Fonte: Sicredi Conexão

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Sessão da Câmara de Vereadores de Palmitinho

    .

    20:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00