Menu

17°

Palmitinho - RS
19° max
16° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
19° max
16° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Três Passos avança na proteção da saúde infanto-juvenil com sanção a do Programa Municipal de Monitoramento Glicêmico

    O principal objetivo é contribuir para o controle adequado da glicemia, prevenir complicações decorrentes da doença e proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos pacientes

    Três Passos deu um importante passo na promoção da saúde e da qualidade de vida de crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1. Agora, o município oferecerá auxílio financeiro para a aquisição de sensores de monitoramento contínuo de glicose destinados a crianças e adolescentes com diagnóstico de Diabetes Mellitus Tipo 1. A concessão desse auxílio está previsto na lei Municipal, N°6356 que institui o Programa Municipal de Monitoramento Glicêmico Infanto-Juvenil, sansionada na última sexta-feira, 28 de agosto, pelo prefeito Arlei Tomazoni.

    A proposta teve origem em uma indicação apresentada pelo então vereador e atual chefe de Gabinete, Flávio Habitzreiter (PP), com o apoio de outros parlamentares, sugerindo a criação de um programa municipal para garantir o acesso gratuito aos sensores. Habitzreiter esteve presente no ato de assinatura do projeto assim como a secretária municipal da Saúde de Três Passos, Rosicler Seghetto.

    O principal objetivo é contribuir para o controle adequado da glicemia, prevenir complicações decorrentes da doença e proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Entre os benefícios esperados estão a redução de episódios de hipoglicemia e hiperglicemia e o acompanhamento contínuo da condição clínica dos beneficiários.

    Como acessar o programa

    Para ter acesso ao programa, a criança ou adolescente deverá ter entre 0 e 18 anos, residir em Três Passos há pelo menos dois anos, estar matriculado em instituição de ensino do município pelo mesmo período, possuir diagnóstico médico de Diabetes Mellitus Tipo 1 e prescrição para uso contínuo do sensor.

    O auxílio financeiro mensal será calculado com base no valor de mercado do sensor FreeStyle Libre 2, podendo ser utilizado também para a aquisição de modelos equivalentes. O pagamento poderá ocorrer por depósito bancário ou por meio de reembolso, mediante apresentação das respectivas notas fiscais. A prestação de contas deverá ser realizada semestralmente pelos responsáveis legais, conforme as regras estabelecidas no programa.

    A iniciativa será executada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e representa um avanço no acesso à tecnologia aplicada ao tratamento do diabetes tipo 1. Os sensores possibilitam o acompanhamento da glicose de forma contínua, proporcionando maior precisão no controle glicêmico e reduzindo a necessidade de múltiplas perfurações diárias.

    Ampliação do atendimento à saúde infanto-juvenil

    Durante a assinatura, o chefe de Gabinete, Flávio Habitzreiter, destacou o caráter preventivo da iniciativa, ressaltando que, além de melhorar a qualidade de vida dos jovens pacientes, o monitoramento contínuo pode contribuir para a prevenção de complicações futuras e para a redução de custos relacionados a internações hospitalares.

    O prefeito Arlei Tomazoni ressaltou que o projeto fortalece as políticas públicas de saúde do município e amplia o suporte oferecido às famílias que convivem com o diabetes.

    “Esse projeto de lei representa um avanço importante nas políticas públicas de saúde e busca proporcionar mais inclusão, segurança e bem-estar às famílias de Três Passos que convivem com o diabetes. É uma iniciativa que reforça o compromisso do município com a dignidade, a proteção integral da criança e do adolescente e o direito fundamental à saúde”, destacou o prefeito.

    Com a instituição do programa, Três Passos amplia as ações de atenção à saúde infanto-juvenil, aliando tecnologia, prevenção e cuidado para oferecer melhores condições de tratamento às crianças e adolescentes diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo 1.

    *Informações Ascom/Três Passos

    Beatriz Vieira - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Edinei Dal Asta 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    A Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Edinei Dal Asta

    17:00 - 19:00