Menu

17°

Palmitinho - RS
20° max
17° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
20° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Trindade do Sul é uma das cidades mais afetadas pelo coronavírus no RS

    O avanço da doença fez a prefeitura reavaliar o fechamento do comércio

    Em Trindade do Sul, todo mundo conhece alguém que está infectado por coronavírus. Do prefeito ao comerciante, do agricultor à senhora que vê a vida passar tomando chimarrão na porta de casa. Em comunidade pequena, os contaminados não ficam anônimos a ninguém.

    O município de 5,8 mil habitantes no norte do Estado tem, segundo a prefeitura, 36 casos confirmados da doença. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados às 18h desta quinta-feira (28), apontam 26 testes positivos. Eles ainda não contabilizam os dez novos casos que, segundo o governo municipal, foram confirmados hoje. 

    Com 36 ocorrências, a cidade teria uma incidência de 620 casos por 100 mil habitantes, o que colocaria o município na quarta colocação do Estado neste ranking — acima dele estão Lajeado (1541,6), Saldanha Marinho (1076,4) e Garibaldi (869,3), levando em consideração que a SES só considera esse índice como parâmetro para ações quando a quantidade de casos confirmados é maior que 20.

    O avanço da doença fez a prefeitura reavaliar o fechamento do comércio mais uma vez. Até esta sexta-feira, um novo decreto mais restritivo deve ser editado na cidade.

    — Aqui a gente sabe de pessoas que pegaram o vírus, algumas já melhoraram. Do jeito que a coisa está, é preocupante. Por isso eu só saio até a minha sacada — conta o agricultor Adelar Ancantara da Rosa, 64 anos, do alto do segundo andar do prédio na Avenida Pinheiro, a principal via do pequeno perímetro urbano da cidade.

    O agricultor tem motivos de sobra para zelar por ele e pela família. No Hospital Santa Rosa de Lima, cinco quartos estão reservados para pacientes com covid-19 mas há um único respirador para a cidade. Casos mais graves são encaminhados para Passo Fundo ou Frederico Westphalen, a 112 e 81 quilômetros de distância, respectivamente.

    Na cidade, há três linhas principais de contaminação: são sete contaminados no frigorífico da JBS, outros sete casos na empresa Projesul, uma terceirizada da RGE. O terceiro grupo é de moradores que diariamente se deslocam para trabalhar em frigoríficos de Chapecó (SC), a 70km da cidade. A cidade tem um óbito: uma mulher de 70 anos que teve contato com dois profissionais do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que estavam com a doença, mas assintomáticos.

     

    Fonte: Gaúcha ZH

    Douglas Biguelini - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00