Menu

29°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Troféu Mulher Cidadã homenageia cinco personalidades de destaque em áreas do município

    Segunda edição da entrega da honraria ocorreu em Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 8

    Na noite de segunda-feira, 8 de abril, em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, cinco mulheres foram homenageadas na segunda edição do Troféu Mulher Cidadã. A honraria é entregue pelo Poder Legislativo de Frederico Westphalen, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher.

    Além dos parlamentares, também prestigiaram o evento representantes de entidades e instituições, familiares e amigos das homenageadas e diversas autoridades, dentre elas, a secretária municipal de Educação, Marisa de Fátima Bottom Piton, representando o prefeito José Alberto Panosso; a promotora de justiça do Ministério Público de FW, Michele Taís Dumke Kufner e a procuradora da Procuradoria Especial da Mulher, Francine Machado.

    Após a leitura de cada histórico, que destacou as principais contribuições e trabalhos realizados pelas indicadas, a homenageada se dirigia ao centro do Plenário Hilário Piovesan para o recebimento de um troféu e um ramalhete de flores. O reconhecimento veio acompanhado de muitos aplausos do público e de palavras de agradecimento carregadas de emoção.

    Após a entrega dos troféus, também houve um momento de fala das autoridades. Inicialmente, deixaram suas mensagens a secretária de Educação e a promotora de justiça. Em seguida, um representante de cada bancada do Legislativo, presente na Sessão, usou o microfone para engrandecer a homenagem e parabenizar as cinco mulheres indicadas. 

    As homenageadas da 2ª edição do Troféu Mulher Cidadã

    Conforme previsto no projeto de lei, aprovado em 2022, as indicações dos nomes foram feitas pelas bancadas que compõem o Legislativo Municipal (Progressistas, PSDB, PDT e MDB), sendo que os líderes, por consenso de nomes, formaram a lista com as cinco homenageadas, cada uma em sua respectiva categoria: educação e cultura; saúde e bem-estar da mulher; direitos das mulheres e combate à violência; políticas públicas e empresariado e/ou agronegócio. A divulgação à comunidade ocorreu somente na noite da premiação.

    A iniciativa da homenagem surgiu a partir de uma indicação da professora da UFSM/FW, Nara Bigolin, acolhida pela Procuradoria da Mulher e aprovada de forma unânime por todos os vereadores. O objetivo é valorizar anualmente mulheres que se destacam profissionalmente e/ou prestam relevantes serviços à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do município.

    Categoria “Educação e Cultura” – Ivone Verônica Wieczoreki

    Ivone nasceu em Frederico Westphalen em 14 de junho de 1961, filha de Antônio Wieczoreki e Rosália Wieczoreki. Atuou na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, no distrito de São João do Porto, e também como assessora da professora Ophélia Buzatto Paetzold, então coordenadora da extinta 33ª Delegacia de Ensino (DE) de FW. É integrante da diretoria do 26º Núcleo do CPERS de FW, atua na luta sindical em defesa da educação e manutenção dos direitos dos trabalhadores em educação e pela preservação da atividade docente. Há 17 anos, também é docente no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) de FW, atuando na área de ciências humanas.

    Categoria “Saúde e bem-estar da Mulher” – Marli Marcon Ross

    Marli, 69 anos, é filha de Arquilino e Leonida Marcon. Atuou no magistério como professora nas escolas e Secretaria Municipal de FW, e também foi colaborou em diversos segmentos da sociedade, como o Grêmio Estudantil, fundação da Apae, professora voluntária no Promenor, fundação da Comunidade Terapêutica Bárbara Maix, catequese, Movimento dos Vicentinos e fundação da Capela Nossa Senhora Medianeira. Atualmente, é administradora do Lar São Vicente de Paulo.

    Categoria “Direitos das Mulheres e combate à Violência” – Aline Milani

    A policial militar, Aline Carvalho da Silva Milani, nasceu em Frederico Westphalen, em 11 de fevereiro de 1990. Filha de Alserinda Carvalho da Silva e Vicente Roberto Milani. Começou sua atuação com 19 anos, na corporação como Soldado, frequentando o Curso Básico de Formação Policial Militar em FW. Desde 2014, desenvolve atividades do Proerd nas escolas de Frederico Westphalen, e neste ano, completa 15 anos de atuação na Brigada Militar.

    Categoria “Políticas Públicas” – Marcia Faccin

    Filha de Valdiro Cerezer Faccin e Cleci Basso Faccin, nasceu no dia 1º de dezembro de 1979, na cidade de Caiçara. Atualmente, exerce a função de presidente do Corede Médio Alto Uruguai – Codemau, entidade na qual ingressou como CIEE no início da década de 2000. É secretária do Fórum Estadual dos Coredes, membro titular do Conselho Municipal de Turismo de FW, do Conselho Municipal do Plano Diretor; titular do Consup; integrante do Consepro, da Comissão de Acompanhamento das Obras da Oncologia do HDP, da Associação Frederiquense de Desenvolvimento (Afred), do Conselho Comunitário de Pastoral do Bairro Aparecida, Conselho Consultivo Regional do Campus III da Uergs e da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos); segunda-secretária da Associação de Turismo Aguas e Pedras do Médio Alto Uruguai (ATAP); presidente do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo de FW, e também atua na Unidade de Cooperativismo da Emater.

    Categoria “Empresariado” – Silvia Regina Canan

    Nascida em 18 de outubro de 1967, na cidade de Iraí, Silvia é filha de Vírio e Celina Lourdes Canan. Iniciou sua atuação na Fesau (depois URI/FW), e também já foi membro em diversos projetos na sociedade, como o Rotary Club Colina. Ocupa atualementeuma cadeira no Conselho Superior da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), e no último dia 1º de abril foi eleita por aclamação, presidente do Hospital Divina Providência (HDP).

    *Com informações Ascom Câmara de Vereadores de FW

    Amanda Busnello - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00