Menu

15°

Palmitinho - RS
13° max
8° min

Fechar

15°

Palmitinho - RS
13° max
8° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Arquitetura

    Existe neste mundo quem vive e quem sobrevive

    A arquitetura é geralmente concebida e realizada em resposta a um conjunto de condições naturais e pensamentos, funcionais e estéticos em vários graus de aprofundamento teórico ou prático, em atmosferas, realidades sociais, políticas e econômicas muito variadas.

    Normalmente, a arquitetura é criada para responder um problema, considerando a realidade e as condições em que será inserida. Tal ato é conhecido por projeto arquitetônico, porém, não é tão simples e não tão difícil como sempre comentam, despende da capacidade de reunir ideias, organizar fatos e situações, considerando estilos de vida e costumes, que serão representados, através de esquemas, textos, desenhos, imagens e vídeos, denominado projeto de arquitetura.

    Este processo é constituído por uma necessidade e resulta em soluções, desenvolvimento e conferências para então ser realizado. Problemas, necessidade que muitas vezes é um luxo social e ou uma precisão de vivência.

    Existe neste mundo quem vive e quem sobrevive, e tal situação é por vezes influenciada pelas condições da arquitetura, do seu entorno e do seu cotidiano e muitos não sabem disso.

    Buscando soluções, meios que vão considerar a sua cultura, que vão revelar a sua arte através da arquitetura, por riscos e rabiscos que formam desenhos, que vão tentar explicar os anseios e desejo de viver bem.

    Porém, tal desenvolvimento é definido por questões econômicas, por valores que podem não ser valores, mas são, atualmente, muito considerados, muitas vezes superestimados, sendo os mais humildes que por vezes se revelam mais ricos, de experiências, vivências e valorização. O real desenvolvimento desta arquitetura não se resume em apenas um desenho, mas sim na comunicação entre os problemas, soluções e realizações. Realização que inicia com os mais simples pedidos e com o ato de se comunicar com a pessoa certa.

    Aos gritos ou sussurros, muitas vezes clamamos por uma arquitetura que não seja só apenas um pano de fundo das nossas vidas, mas sim, sejam espaços que modifiquem a maneira como pensamos que afete positivamente na convivência, que preserve a nossa privacidade, que nos forneça luz natural abundante, instalações dignas que atendam a biologia humana de descansar, o corpo e mente, de alimentar e se alimentar, manter a salubridade adequada para que tenhamos uma vida no mínimo achegada.

    E imprescindivelmente só existem alguns indivíduos preparados para orientar, organizar e melhorar tais condições, estes que observaram, estudaram e continuam aprendendo para realizar seus sonhos, desenvolver objetivos e anseios individuais ou  coletivo.

    Este que não será o Deus da criação da arquitetura, mas sim um orientador que irá considerar todas as suas necessidades, valores, possibilidades e sua capacidade, e não será ele que o fará tudo isso sozinho, pois fazer arquitetura é como fazer uma amizade sólida, com confiança, verdade e sinceridade, pois problemas vão acontecer, desentendimentos vão ocorrer, até chegar ao resultado à realização final, pois somos humanos, acertamos e...

    Arquitetura não tem uma receita única, tem conceitos, estilos, sistemas construtivos e muitas variações, pois estamos em um país com diversidade, com tanta desigualdade, onde encontramos elementos mais que interessantes para fazer arquitetura.

    É importante confiar nas bases sólidas que o seu construtor irá levantar, considerando que também este não o fará sozinho, assim como todas as partes do processo o fará em equipe, em conjunto.

    Então é claro que o desenvolvimento, início, meio e realização são fundamentais, para todos, e não é apenas para uma classe, é para todos, pois todos têm direitos e deveres, todos podem usufruir desta arquitetura, esta que emoldura nossas fotos, nossa paisagem e nosso dia a dia.

    Pois, esta arquitetura transforma, modifica vidas sempre, quando isso não acontece não é arquitetura e outra coisa que chamam por aí.

    Desde já quero agradecer aos envolvidos do Grupo Chiru Comunicações, pelo espaço. Pois sempre foi e sempre será um prazer falar e escrever sobre arquitetura e suas atividades afins.

    Jacson Rodrigo Freitas
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:30

    AM
    1380

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00