Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Como será a agricultura regional no futuro?

    Questões estão sendo pautadas por agricultores e agentes de desenvolvimento rural

    Algumas questões estão sendo pautadas mesmo que informalmente pelos agricultores e agentes de desenvolvimento rural. Neste espaço irei retratar a opinião de jovens educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI- campus de Frederico Westphalen, no qual sou professor há mais de uma década. Realizamos um debate na disciplina de extensão rural sobre as transformações ocorridas na agricultura e o futuro deste setor na região do Médio Alto Uruguai.

    - Confiram o resumo da opinião deste grupo de jovens agricultores.

    “Hoje existe o fato dos jovens estarem saindo do meio rural para o meio urbano, por uma pressão exercida pelo sistema produtivo, que demanda o aumento da produtividade da mão-de-obra. É relevante também a concentração da produção, demandando intenso capital e tecnologias que possibilitam produção em grande escala, muitas vezes, acarretando endividamento do grande e pequeno produtor, este último, na maioria dos casos, busca ampliar sua produção adotando novas tecnologias sem anteriormente analisar o custo benefício das mesmas. Podemos destacar ainda a falta de ajuda mútua, formação de grupos de produtores para a aquisição de insumos e comercialização de produtos. Quanto ao sistema produtivo a percepção atual é reduzir o número de produtores, com quantidade de produção maior, observando-se uma tendência quanto à integração com grandes empresas, tornando o produtor alienado aos mesmos, porém o meio rural terá um aumento de pessoas pluriativas que produzem para a subsistência, mas trabalha fora da agricultura”.

    - Quando indagados sobre o papel dos jovens agricultores diante desta conjuntura, a opinião da maioria pode ser resumida nesta frase.

    “Começa buscando conhecimento através de estudo, cursos, palestras para mudar a realidade da propriedade, buscar alternativas de melhoria que possam ser rentáveis com menor custo. Com essas ações e atitudes em questão de décadas a situação pode se reverter e a agricultura familiar se fortalecer, sendo valorizada e conhecida pelas suas capacidades de produzir alimento, que estão presentes todos os dias na nossa mesa”.

    Acredito que este jovens agricultores tem clareza dos desafios e obstáculos que possuem para conseguir continuar na agricultura. Bem como das potencialidades e oportunidades que estão disponíveis.

    Qual é a tua opinião sobre este tema? Participe. Comente. De sua opinião.

    Gelson Pelegrini