Menu

19°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Guarda compartilhada é regra, mas comporta exceções

    Desnecessário consenso dos genitores, mas eventual obstáculo insuperável impede a adoção do regime

    A guarda compartilhada é o regime preferencial para fixação da guarda de crianças no Brasil, modelo que incentiva o pleno desenvolvimento familiar dos menores, possibilitando que ambos os genitores participem de sua criação.

    Mesmo sem consenso entre os pais, a guarda compartilhada pode e deve ser adotada, com olhos na equilibrada distribuição do tempo do filho sob a custódia física de cada um dos genitores, buscando o ideal psicológico de duplo referencial.

    Todavia, a regra da guarda compartilhada admite exceções, sujeitando-se à possibilidade prática de sua implementação, de acordo com as peculiaridades fáticas que envolvem pais e o filho, como a localização das residências, capacidade financeira, disponibilidade de tempo e rotinas do menor, além de outras circunstâncias de cada hipótese concreta.

    Em resumo, a guarda compartilhada deve ser adotada, independentemente de consenso, exceto se um dos genitores comprovar a existência de obstáculo insuperável decorrente de condições sociais, geográficas ou pessoais de um dos pais. Situação em que a guarda, então, deverá ficar com aquele cujo domicílio melhor atenda aos interesses do menor.

    Rodrigo Ribeiro Sirangelo
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00