Menu

21°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Incidem juros de mora em precatórios e RPVs

    É bom ficar atento e requerer a incidência entre a data do cálculo e expedição

    Nas dívidas dos entes públicos, União, Estados e Municípios, os juros de mora incidem no período entre a data de elaboração do cálculo e a expedição da Requisição de Pequeno Valor (RPV) ou do precatório.

    As dificuldades de caixa vividas pelos entes públicos, evidentemente, não consistem em argumento jurídico bastante a justificar a demora no pagamento das dívidas, cujos responsáveis são os devedores e não os credores.

    Isto é, a RPV e o precatório são certificados de que o Estado se mostrou inadimplente, não havendo um período, antes de que seja cumprida a dívida, em que ele perde essa qualificação de devedor, sendo direito do credor ser compensado pela demora com a incidência de juros durante todo o lapso temporal anterior à expedição da RPV ou do precatório.

    Portanto, se você é credor em algum precatório ou RPV, se você ou sua empresa tem um crédito perante algum ente público municipal, estadual ou federal, fique atento e converse com seu advogado a fim de requerer a inclusão de juros de mora na conta do seu crédito juntamente com a correção monetária, mais especificamente entre a data de elaboração dos cálculos e a expedição da RPV ou do precatório.

    Em muitos casos, esses períodos são bem extensos e a aplicação de juros de mora pode representar uma boa diferença, um bom acréscimo nos valores que você tem a receber da União, dos Estados ou dos Municípios.

    Rodrigo Ribeiro Sirangelo
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00