Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Novo compromisso

    Aceitar os desafios que a vida nos apresenta, com certeza serão importantes para o crescimento tanto profissional quanto pessoal

    Graduado pela Universidade Central de Educação Faem Faculdade de Chapecó (UCEFF) e Especialista em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Paulista (UNIP) e natural de Palmitinho sempre pensei em atuar aqui na região após concluir a graduação.

    Foi então que iniciei as atividades da Balestrin Engenharia, afim de executar  projetos: Arquitetônico, Estrutural, Elétrico, Hidrossanitário, Projeto Preventivo Contra  Incêndio (PPCI), Laudo Técnico, Projeto de Regularização de Imóveis, Projeto de Desmembramento e Remembramento, Projeto de Incorporação e criação de Condomínio. Ainda atualmente sou responsável pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura de Palmitinho. 

    Aceitar os desafios que a vida nos apresenta, com certeza serão importantes para o crescimento tanto profissional quanto pessoal e de forma positiva, representam grande fonte de aprendizado.

    ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA – INOVAÇÃO E TENDÊNCIA

    A energia solar fotovoltaica é uma inovação e tendência no mundo moderno e nota-se crescente número de edificações com o uso desta energia limpa e renovável. Diante disso, é possível que você esteja vendo diariamente no noticiário o assunto sobre energia solar fotovoltaica ou algum amigo falando a respeito de seus benefícios. Deste modo, também você já deve ter se perguntado o seguinte: “será que este investimento realmente traz retorno?”

    A resposta é “sim”. Além de proporcionar economia e regresso total do investimento em cerca de 4,5 anos a 7 anos, a energia solar é limpa e renovável, permitindo ao usuário contribuir expressivamente com a sustentabilidade do planeta.

    Para auxiliá-lo a ampliar seu conhecimento sobre este tema, a nossa primeira coluna aborda esse tão importante assunto, pois no momento da concepção do projeto de construção, é importante apresentar ao engenheiro a sua preocupação sustentável. Colocamos abaixo alguns questionamentos pertinentes sobre um sistema de energia elétrica solar fotovoltaica. Para que você leitor esteja munido de informações no momento de tomar sua decisão.

    1) Quais são os benefícios provenientes da instalação de um sistema de Energia Elétrica Solar?

    São vários. Você terá uma redução de até 95% da conta de luz; valorização do seu imóvel em cerca de 10%; planejamento a longo prazo dos gastos com energia; bem-estar em saber que utiliza uma tecnologia que contribui com a preservação do meio ambiente; ajuda a reduzir a produção de gases que causam o efeito estufa; o investimento se paga entre 4,5 anos a 7 anos.

    2) Ao longo do tempo terei gastos com manutenção do sistema de Energia Solar?

    Não, pelo contrário, basta uma simples limpeza com auxílio de pano, para remover a poeira ou até mesmo a chuva, na maioria das vezes, se encarrega pela limpeza.

    3) É possível abonar os custos da minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?

    Não. A maioria das distribuidoras de energia cobram um valor mínimo para estar conectado na rede. Junto a essa taxa, também vem embutida na cobrança a taxa de iluminação pública. Mas, mesmo assim você estará economizando 95% da sua conta de luz.

    4) Se no mês produzir mais energia do que consumir, posso ganhar dinheiro com a venda da sobra?

    Conforme a Resolução 482/12 da Aneel, a energia excedente do mês vai virar um crédito para você e esses créditos têm 36 meses de validade contando do mês que foi gerado. Deste modo, a resposta é não, pois o crédito só poderá ser utilizado para compra de energia, caso em algum mês você produzir menos do que consome.

    5) Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?

    O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais, produzindo energia na sua eficiência máxima, após este período perderá cerca de 20% de sua eficiência, podendo durar até 50 anos.

    João Manoel Balestrin