Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Novo desafio

    Este espaço será um universo para contribuir com a saúde bucal

    Formada em Odontologia pela URI- Campus Erechim, em 2016, atuei na região até meados de 2018, quando inaugurei em Palmitinho, o consultório Lidiane Lisik Odontologia Personalizada, onde realizo atendimentos de clínica geral, endodontia (tratamento de canal) e próteses em geral.

    E como 2018 tem sido um período de desafios profissionais, assumo agora um novo desafio. Repassar, através deste espaço, informações relacionadas à saúde bucal.

    Este espaço será um universo para contribuir com a saúde bucal de quem tiver interesse. Diversos assuntos e temas serão abordados aqui.  E você leitor pode ficar à vontade para me enviar algum questionamento também.

    Esta primeira coluna tratará de um assunto de extrema importância: a PREVENÇÃO.

    - O que é e por que realizar profilaxia (limpeza) com cirurgião-dentista?

    A profilaxia é a limpeza, ou seja, a higienização dos dentes e da boca. Durante o procedimento de profilaxia (limpeza) é realizada a remoção da placa bacteriana e do cálculo dental. A placa bacteriana (biofilme dental) é uma película pegajosa de bactérias que se forma nos dentes e ao longo da margem gengival, causando cárie e doença periodontal.

    Se a placa não for removida durante a escovação, pode endurecer (calcificar), transformando-se em cálculo, também chamado de tártaro, que somente pode ser removido com o dentista, através de procedimento de raspagem.

    Mantenha sua boca saudável. Realize a escovação pelo menos três vezes ao dia. Utilize o fio dental, diariamente, para remover a placa bacteriana entre os dentes, onde a escova pode não alcançar.

    Além disso, agende consultas regulares ao dentista para a realização de limpezas profissionais e exames bucais.

    Lidiane Lisik