Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Psicologia da Saúde

    “Ser feliz, não significa que não temos sofrimento”

    A subjetividade e respectivas singularidades despertam em mim inquietações, questionamentos e reflexões direcionadas a constituição do ser humano. Meus desassossegos me levaram a busca pelo autoconhecimento e, consequentemente, o desejo pela compreensão do outro e das relações humanas. O resultado desse contexto foi a escolha profissional pela psicologia, que significa o estudo da mente e do comportamento humano relacionando com as experiências sociais, culturais, emocionais, espirituais e biológicas de cada um.

    Enquanto pós-graduanda na área da saúde estudo a psicologia voltada para esse contexto. Nesse sentido, a Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender o ser humano e auxiliá-lo no processo de saúde-doença. A saúde e a doença estarão sempre relacionadas, ou seja, pode ter saúde e doença ao mesmo tempo.

    Podemos pensar melhor com essa comparação: enquanto seres humanos, vivemos nossas histórias e carregamos nossas alegrias e dores. Ser feliz, não significa que não temos sofrimento. Você pode estar feliz, mesmo diante, de alguma situação que lhe faça sentir dor. Assim é o processo saúde e doença, estarão sempre relacionados e, um, não exclui o outro.

    A psicologia nesse espaço terá como objetivo refletir sobre processo saúde e doença e suas complexidades com um olhar voltado para as questões emocionais, incluindo reflexões sobre experiências, comportamentos, atitudes, pensamentos e práticas que auxiliam o alívio do sofrimento emocional e a promoção da saúde.

    Marilia Borba Candaten