Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Tipos de Pisos

    Conhecer as opções e os modelos é o primeiro passo para tomar a decisão certa na hora de comprar.

    Existem vários tipos de pisos para serem usados em casa, desde modelos mais simples e baratos até os mais sofisticados e caros. Cada ambiente pode sugerir um tipo de piso, como área interna ou externa, sala, cozinha ou dormitório, por exemplo. Conhecer as opções e os modelos é o primeiro passo para tomar a decisão certa na hora de comprar.

    PISOS CERÂMICOS

    Os pisos cerâmicos são os mais clássicos e também mais antigos. Apesar de, antigamente ser usado o cimento batido, tacos de madeira e até carpete, foi na verdade o piso cerâmico que mais se usou. Eles podem receber várias classificações, como interno e externo, podem ter cores e tonalidades diversos, estampas, brilhos e sobretudo possuem diversas dimensões.

    PORCELANATOS

    Os porcelanatos que outrora eram raramente usados, por conta do alto preço, acabaram se tornando uma das opções mais usadas. Atualmente, os preços são muito competitivos e a variedade de modelos, tamanhos e cores fazem dele um produto altamente procurado.

    Normalmente, o porcelanato é usado em peças grandes, pode ter brilho, ser polido e é bastante resistente. O fato de a maioria dos modelos ter borda reta é um bom diferencial já que com isso é possível assentar as peças bem próximas umas das outras.

    PISO LAMINADO

    O piso laminado ou carpete de madeira é outra opção que também está na moda, especialmente em apartamentos ou para revestir pisos de dormitórios, onde geralmente é mais usado. As longas peças de madeira são coladas lado a lado, formando um ladrilho uniforme e com muita beleza. Há variedade de cores e estilos de madeira disponíveis no mercado.

    PISO VINÍLICO – PVC

    O PVC é um material realmente muito versátil e seu uso pode ser encontrado em vários locais, inclusive nos pisos. O tipo vinílico tem como vantagem o fato de oferecer bom conforto térmico, ter vários modelos, cores e estampas, não sendo recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham muito contato com água.

    TACO

    É um piso em madeira atemporal com grande vida útil, também é hipoalérgico e combinada com todo tipo de decoração, sendo sempre acolhedor e aconchegante, e fácil de realizar manutenção. A desvantagem deste piso é o alto custo da mão de obra para colocação.

    PISO CIMENTADO

    Utilizado há muitos anos nas casas das áreas rurais, o piso cimentado ou “cimento queimado”, como é popularmente conhecido, é um acabamento que pode ser dado a um piso de concreto quando este ainda não está endurecido.

    Atualmente, se destaca nos mais arrojados projetos arquitetônicos, grandes eventos de decoração e virou sonho de consumo de arquitetos e decoradores.

    O desempenho dos pisos cimentados, depende do preparo da massa e da maneira de “queimar” o cimento. Com consistência de farofa, a mistura é quase seca, geralmente na proporção em volume de 1 por 3 (uma parte de cimento para três de areia fina, ambos peneirados).

    João Manoel Balestrin