Menu

10°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

10°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Bandeira Vermelha: Amzop e Amuceleiro trabalham juntas na formatação do recurso para o Governo do Estado

    Documentação será juntada e encaminhadas até as 18 horas deste domingo, 21

    Desde a noite de sábado, 20, quando o governador do Rio Grande do Sul anunciou, na live de atualização do modelo de Distanciamento Controlado, que a região de Palmeira das Missões, que abrange os 52 municípios da 15ª e 20ª Coordenadorias Regionais de Saúde, entraria para a bandeira vermelha - alto risco para Covid-19 - os municípios, juntamente com as respectivas associações, iniciaram a elaboração de um recurso com justificativas para que a bandeira laranja siga correspondendo a região. 

    De acordo com o secretário executivo da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Luiz Queiroz, o trabalho está sendo feito em conjunto com a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro). “Estamos trabalhando desde ontem a noite, meio direto. Já mantivemos contato com a Região Celeiro e eles, também, estão providenciando os dados para fundamentarmos nossa defesa. A tarde vamos dar seguimento na contestação pois o prazo é as 18 horas de hoje. Há uma grande mobilização de todos os prefeitos fazendo esse levantamento de dados dos seus municípios”, disse.

    Após o encaminhamento dos dados e recursos, os técnicos do Estado se reúnem na segunda-feira, 22, para analisar os argumentos, com a decisão final das bandeiras.

    A região de Palmeira das Missões migrou da bandeira laranja, de risco médio para a Covid 19, para a cor vermelha, de alto risco, considerando os diversos fatores avaliados pela equipe de saúde do Estado, sendo que o índice mais preocupante apontado na justificativa da Comissão Estadual foi o aumento do número de internações em leitos clínicos, além do aumento considerável de casos.

    O prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, salientou que é importante deixar claro à comunidade que os números avaliados são de todos os municípios, não somente de Palmeira. “É importante frisar que são analisados laudos técnicos de 52 municípios pertencentes a esta macrorregião e não especificamente de Palmeira das Missões. Tanto essa decisão de estarmos em bandeira vermelha, quanto a análise dos recursos pelo Governo Estadual deverá se ater a questões meramente técnicas de confrontação de dados. Vamos aguardar até segunda-feira, 22, após essa avaliação para emitir um novo Decreto. Porém, seguiremos rigorosamente as determinações, em defesa da vida e da saúde de nossa comunidade”, comentou.

    O presidente da Amuceleiro e prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne, que tem somente alguns municípios da região de abrangência da associação na regional de saúde de Palmeira das Missões, acredita que a avaliação do governo deve mudar e considerar a situação por município, justamente porque há diferenças entre o número de casos entre os municípios.

    O prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, reforça que entende a preocupação pois, o sistema de saúde funciona regionalmente mas, trabalha em conjunto na defesa para retornar à bandeira laranja. “Com as informações que temos, de acordo com os dados usados pelo Governo do Estado para calcular a classificação das regiões, estamos confiantes que poderemos reverter este quadro”, finalizou.

    O recurso conjunto deve ser encaminhado antes das 18 horas e na segunda-feira, 22, a região terá a resposta em definitivo de qual bandeira estará valendo de 23 a 29 de junho.

     

    Veja também:

    Distanciamento Controlado: região é classificada com bandeira vermelha

    Região em bandeira vermelha no Distanciamento Controlado: o que muda

     

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicaho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00