Menu

20°

Palmitinho - RS
26° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
26° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Caçadores matam onça ameaçada de extinção em SC e são multados em R$ 743,5 mil

    Eles teriam torturado duas onças pardas, um filhote e a mãe dele

    O Ibama aplicou quatro infrações e multou em R$ 743,5 mil cada dois caçadores que mataram duas onças-pardas em Trombudo Central, em Santa Catarina, e divulgaram o crime em vídeos nas redes sociais. A decisão foi na última sexta-feira (17) e tem como base uma investigação inicial feita pela Polícia Civil.

    Segundo o chefe de fiscalização do Ibama em Santa Catarina, Leonardo Tomaz, os dois caçadores foram enquadrados em quatro crimes: matar espécie silvestre ameaçada de extinção, utilizar de forma indevida a imagem dos animais expondo a crueldade do ato, utilizar de forma indevida licença de caça e deixar de protocolar com o Ibama semestralmente as atividades de caça.

    O homem que aparece em destaque nas imagens, segundo Tomaz, tinha licença para controle de javalis na região. Com isso, ele tinha acesso a armas de fogo e permissão federal para caça. No entanto, ao usar isso para matar outros tipo de animal a licença foi desrespeitada.

    — São animais raríssimos em Santa Catarina. Acreditamos que eles só conseguiram pegar esses animais pela prisão do filhote, o que deixa a mãe muito vulnerável. Com isso eles atacaram os dois com pedradas, pauladas e atiraram com arma de fogo. Além disso eles utilizaram cães na caça, o que é proibido — explica o chefe de fiscalização.

    De acordo com o Ibama, os caçadores teriam alegado que o vídeo é de anos atrás. As imagens estão passando por perícia e os dois caçadores já foram identificados e autuados. O homem que tinha a licença já teve o documento cancelado e terá a arma de fogo recolhida.

    Caça de javali é a única permitida no Brasil

    A onça-parda, também conhecida como leão-baio ou puma, é um animal silvestre ameaçado de extinção e que tem a caça proibida. Atualmente, somente a caça de javalis é permitida no Brasil através de uma portaria do Ibama, desde que com uma série de regras e com a única razão de controle de danos à saúde pública. Tramita em nível federal um projeto de lei do deputado federal catarinense Valdir Colatto (PMDB) que revoga a atual legislação e permite a caça de outras espécies. O assunto está na Câmara dos Deputados e gerou polêmica, inclusive com uma manifestação do Ministério Público.

     

     

    Jornalismo Grupo Chiru Comunicações 

    Fonte: Gaúcha ZH 

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Fabiane de Oliveira

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00