Menu

28°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Chuva e temporais se somam à onda de calor neste início de semana

    Onda de calor prossegue no Rio Grande do Sul neste começo de semana com previsão de instabilidade pelo aumento de umidade

    Chuva e temporais se somam à onda de calor no Rio Grande do Sul com precipitação irregular, embora localmente forte. A MetSul Meteorologia projeta para este começo de semana um aumento da instabilidade no estado gaúcho, o que fará com que chova em maior número de locais e com possibilidade de alguns temporais.

    A instabilidade vem ocorrendo há vários dias no Rio Grande do Sul, mas de forma muito localizada. O calor intenso forma nuvens carregadas com chuva que afeta, em alguns casos, apenas parte de um município, tão isolada que é a instabilidade. 

    A chuva, assim, tem sido de natureza convectiva. "Cai em um canto e não cai em outro. Sob convecção, em que o ar ascende na atmosfera, e quanto mais quente mais leve se torna o ar, formam-se nuvens isoladas do tipo Cumulus da tarde para a noite que causam chuva isolada, eventualmente forte e com temporal", destaca a MetSul. No último sábado, 10, o calor muito intenso, com máximas perto de 40ºC e sensação térmica acima de 40ºC, formou áreas de instabilidade por convecção em várias regiões do território gaúcho e que trouxeram chuva mal distribuída, apesar de forte a intensa em algumas poucas localidades.

    Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul registraram no sábado, 10, acumulados de chuva de 56 mm em Frederico Westphalen, 24 mm em Capão do Leão, 18 mm em Palmeira das Missões, 13 mm no Chuí, e 7 mm em Caçapava do Sul e em São Luiz Gonzaga.

    Próximos dias

    Nesta segunda-feira, 12, o cenário começa a mudar. O avanço de uma frente fria traz uma maior probabilidade de chuva e em maior número de locais em áreas do Oeste e do Sul do estado, notadamente mais próximas da fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões do estado, a chuva é mais localizada e ocorre por convecção.

    Na terça-feira, 13, por sua vez, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e traz chuva mais generalizada no território gaúcho e que será localmente forte a intensa com risco de alguns temporais. Será o dia com mais chuva no estado em várias semanas, apesar de que não se projeta chuva com elevados volumes em todos os municípios. Além da chuva, não se pode descartar tempo severo isolado com risco de rajadas de vento.

    *Com informações da Metsul Meteorologia



     

    Helena Knob - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Flashback 91

    Marcinho San

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00