Menu

25°

Palmitinho - RS
25° max
20° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
25° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Covid-19: pacientes devem procurar atendimento médico já nos primeiros sintomas

    Mudança nos protocolos do MS visam reduzir os casos de internação em UTI

    O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na estratégia para atendimento à pacientes com suspeita de Covid-19. A orientação agora é que os brasileiros procurem as unidades de saúde assim que aparecerem os primeiros sintomas da doença.

    Esse anuncio foi feito num contexto em que os estados do sul e centro-oeste do Brasil vem apresentando um aumento do número de casos e de óbitos por Covid-19.

    Até esta quinta-feira, 9, o protocolo do Ministério da Saúde era que as pessoas apenas buscassem os serviços de saúde com o agravamento dos sintomas. Agora a pasta espera poder tratar os pacientes ainda no começo da doença.

    Evidências mundiais e principalmente os índices brasileiros apontam que o quadro é impedido de agravar quando esse tratamento ocorre no começo dos sintomas da doença e segundo o Ministério da Saúde agora o sistema de saúde está preparado para receber os pacientes a partir dessa nova orientação.

    De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, a orientação é um ajuste na campanha feita pelo Ministério da Saúde, que recomendava que pacientes leves “ficassem em casa”. “Percebemos que, ao aguardar em casa, muitos chegam ao hospital em situação mais agravada, e evoluem para quadros graves - com necessidade de UTI [unidade de tratamento intensivo] - muito rapidamente. Esta nova diretriz procura evitar mortes relacionadas à doença”, afirmou.

    Franco argumentou que há evidências sobre os efeitos positivos da administração de oxigênio durante as fases iniciais da infecção e que a busca imediata por atendimento médico deve reduzir a taxa de ocupação das UTIs em todo o Brasil.

    Principais sintomas

    Os principais sintomas de Covid-19 são: alteração no olfato e paladar, dor de cabeça, febre, tosse, dores no corpo e, em alguns casos, diarreia.

    Com a mudança do protocolo, quem tiver esses sintomas mesmo que iniciais deve procurar atendimento médico.

    *Com informações EBC

    None
    No Ar: Canal Livre com Danilva Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Giovane Sabino

    13:20 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Danilva Oliveira

    13:00 - 15:00