Menu

10°

Palmitinho - RS
14° max
10° min

Fechar

10°

Palmitinho - RS
14° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Curso de medicina: lideranças regionais confirmam apoio ao projeto de Tenente Portela

    Encontro realizado no Gabinete do Prefeito selou ainda a parceria com a UCEFF na construção do “sonho portelense de formar médicos”

    O sonho de Tenente Portela em receber a autorização para instalar um curso de medicina teve, na tarde desta quarta, 2 de agosto, um dos momentos mais importantes desta caminhada. Lideranças de várias cidades participaram de uma reunião em que foi selado o apoio regional ao projeto nascido em Tenente Portela.

    Os anfitriões foram o prefeito, Rosemar Sala, e o vice, Leônidas Balestrin. O encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores, dirigentes de entidades e gestores públicos. Entre as lideranças esteve o reitor da Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF), Leandro Sorgatto, que manifestou o apoio integral ao pleito portelense. A UCEFF é considerada a maior instituição privada de ensino superior do Oeste de Santa Catarina e está presente também no Rio Grande do Sul através de uma unidade em Frederico Westphalen.

    Sala discorreu sobre os passos que foram dados até aqui, ressaltando que o Governo Municipal está totalmente empenhado para viabilizar a busca pelo curso de medicina. “São mais de quatro meses de trabalho, que até há poucos dias era mantido em sigilo para não atrapalhar as tratativas”, pontua.

    Conforme o chefe do Executivo, os diferenciais de Tenente Portela estão na condição de polo regional em saúde, conquistado a partir da considerável ascensão do Hospital Santo Antônio, e na questão indígena. “Um curso de medicina vai contribuir decisivamente para mudar a realidade econômica de toda a região e principalmente reduzir as desigualdades sociais. Na Terra do Guarita, além de contribuir para a qualificação do atendimento em saúde pública, vai facilitar o acesso da população a um dos cursos superiores mais requisitados no pais”, pontua.

    A previsão é de que ainda neste mês de agosto ocorra a divulgação de um edital de chamamento público de municípios para implantação de curso de graduação em medicina por instituições de educação superior privada. O processo é feito pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura. A luta portelense é para que o município possa ser um dos contemplados.

    “Estamos sonhando grande. Não queremos criar falsas expectativas, mas confiamos que é possível tornar este sonho realidade”, destaca o prefeito. Ele acrescenta que a parceria da UCEFF é um fato que merece ser comemorado como a primeira “grande vitória” das muitas que serão necessárias para concretizar o projeto. Outro fato importante é a adesão regional, confirmada pelo presidente da AMUCELEIRO, Alceu Diel, destacando que todos os 21 municípios que integram a entidade serão parceiros de Tenente Portela nesta empreitada.

    Do encontro ficou decidido que a Prefeitura e a UCEFF reunirão todas as informações necessárias para construir um plano consistente. A instituição, inclusive, já possui um pré-projeto que agora será incrementado. Em outra frente será intensificado o movimento por apoios institucionais na região, envolvendo entidades sindicais, empresariais, hospitalares, entre outras. Também serão mobilizadas as lideranças políticas, em especial, parlamentares federais e estaduais do RS. A intenção é mostrar que a bandeira levantada por Tenente Portela impactará positivamente em todo este “canto” do Rio Grande.

    Também participaram do encontro os prefeitos Alceu Diel (Tiradentes do Sul); Arlei Tomazoni (Três Passos); Alair Cemin (Derrubadas); Rodrigo Locatelli (Barra do Guarita); e Luis Carlos Hermann (Miraguaí). Pelo HSA compareceram a presidente, Mirna Braucks; o médico, Daniel Queiroz Neves; e a gerente de enfermagem, Regina Reggiori. A Terra Indígena do Guarita contou com a participação do cacique, Joel Ribeiro Freitas; o vice, Valdir Joaquim; e a coordenadora do GT Guarita Pela Vida, Regina Emílio. O presidente da ACI, Antonio Ganacini, representou a classe empresarial portelense. Também estiveram presentes a secretária de Saúde de Três Passos, Maria Helena Krummenauer; o procurador jurídico de Miraguaí, Rolemberg Belchor dos Santos; os vereadores Mauro Ludwig e Irinéia Koch Lenna, de Tenente Portela; e Nader Ali Umar, de Três Passos; além de secretários municipais de Tenente Portela.

    *Com informações Ascom Tenente Portela

     

    None
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00