Menu

12°

Palmitinho - RS
13° max
10° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
13° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • É boa expectativa de produtividade para as culturas de inverno

    Dados integram o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar

    O retorno das chuvas deverá garantir a retomada da expectativa de uma boa produtividade das lavouras de trigo, já que grande parte delas começa a atingir, com percentuais mais elevados, o estádio reprodutivo (floração).

    De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, nesta semana, 12% das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul atingem esta fase e apresentam boa população de plantas e bom aspecto, com boa sanidade vegetal. O clima em geral tem sido favorável ao bom desenvolvimento das lavouras, mesmo que tenham ocorrido algumas geadas em áreas mais baixas, pois foram de fraca intensidade e não causaram prejuízos.

    O trigo apresenta baixa incidência de doenças fúngicas na maioria das lavouras, justamente por conta da baixa umidade, o que tem levado a uma diminuição na aplicação de agroquímicos.

    As lavouras de aveia se encontram nas fases de floração (43%) e enchimento do grão (20%). Até o momento, as condições meteorológicas têm sido favoráveis. Apenas em casos pontuais foi verificado acamamento de plantas devido às chuvas, todavia acredita-se que não deverá causar maiores danos na colheita, que prevê uma produtividade média de 2,4 mil quilos por hectare, ou seja, 40 sacas por hectare.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Hora do Campo

    Giovane Sabino

    06:00 - 07:30

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00