Menu

24°

Palmitinho - RS
24° max
20° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
24° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Estado enviará força-tarefa para a região para auxiliar no combate à dengue

    No dia 22 serão feitas visitas a Tenente Portela e Redentora

    Durante os dias 21, 22 e 23 de fevereiro, uma força-tarefa será enviada pela Secretaria da Saúde (SES) para apoiar o enfrentamento à dengue em Tenente Portela, Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e demais municípios da Região Noroeste, vinculados às 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). As equipes realizarão reuniões e visitas in loco nas comunidades durante os três dias.

    Tenente Portela é o município que apresenta o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2024. Conforme os dados que constam no Painel da Dengue nesta terça-feira (20/2), dos 5.028 casos confirmados em todo o Estado neste ano, 1,5 mil estão em Tenente Portela. Até agora, o Rio Grande do Sul tem 466 municípios infestados pela circulação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, e quatro óbitos ocorridos devido à doença.

    A força-trefa da SES que entrará em ação junto com as prefeituras municipais e CRS é formada por profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE).

    As equipes designadas para prestar apoio aos municípios desenvolverão atividades de orientação e prevenção aos focos do mosquito. Medidas de verificação de pátios e locais propícios para formação de criadouros serão intensificadas junto aos moradores da cidade.

    Entre as estratégias, está a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), que prevê a aplicação de inseticida em áreas de repouso dos insetos. O método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Estudos em outros países demonstraram que, após uma única aplicação, há uma redução sensível ao longo dos meses no número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes.

    Outro foco da ação estará no reforço das orientações e da capacitação de profissionais de saúde da atenção primária e da rede ambulatorial e hospitalar sobre diagnóstico e tratamento.

    Agenda de atividades da força-tarefa

    Quarta-feira (21/2) -15h às 17h - reunião com gestores da 2ª CRS em Frederico Westphalen

    Quinta-feira (22/2) - visitas a Tenente Portela (manhã) e Redentora (à tarde)

    Sexta-feira (23/2) - 8h30 às 10h30 - reunião com gestores da 15ª CRS em Palmeira das Missões

     

    *Informações Governo RS 

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Flashback 91

    Marcinho San

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00