Menu

20°

Palmitinho - RS
21° max
17° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
21° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Fiscalização ambiental identifica desmatamento em Rio dos Índios durante operação

    Ação também intensificou o patrulhamento e a fiscalização contra crimes ambientais em Nonoai, Trindade do Sul e Alpestre

    A 7ª edição da Operação Convergência – Protetor de Biomas intensificou a fiscalização ambiental em municípios do Norte do Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 21 de outubro. Com ações em Nonoai, Trindade do Sul, Alpestre e Rio dos Índios, a Brigada Militar atuou no combate à supressão irregular de vegetação nativa e à pesca ilegal durante o período de defeso da piracema.

    Em Rio dos Índios, a fiscalização identificou a supressão de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica em quatro pontos de uma mesma propriedade rural. A área atingida soma aproximadamente 25.100 metros quadrados. Para verificar a ocorrência, a equipe realizou medições com aparelho GPS e análise comparativa de imagens históricas do Google Earth Pro.

    O responsável pela propriedade foi identificado e autuado por crime ambiental.

    Em Alpestre, especialmente na localidade de Linha Sertãozinho, as equipes realizaram patrulhamento ostensivo preventivo e ações de fiscalização voltadas à proteção da flora e dos recursos naturais. As atividades também incluíram abordagens de veículos e identificação de condutores e passageiros nas estradas do interior.

    Em Trindade do Sul, os policiais militares realizaram fiscalização em ambientes aquáticos com o emprego de embarcações, ampliando a presença policial e reforçando a prevenção e a repressão à pesca ilegal durante a piracema.

    Já em Nonoai, as ações de fiscalização da pesca foram complementadas por patrulhamentos preventivos, como parte das atividades desenvolvidas na área de abrangência da operação.

    A Operação Convergência – Protetor de Biomas também contemplou os municípios de Faxinalzinho, Entre Rios do Sul e Cruzaltense. Em Faxinalzinho, foram localizados aproximadamente 150 metros de redes de pesca durante patrulhamento embarcado nas águas da Usina Hidrelétrica Monjolinho, no rio Passo Fundo. O material foi apreendido.

    As ações terrestres e embarcadas foram realizadas por equipes do 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb BM), com foco na prevenção e no combate a crimes ambientais e na proteção dos recursos naturais.

    *Informações BPAmb

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: A Voz do Brasil com . 21:00 - 22:00

    FM
    91,1

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00