Menu

30°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

30°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Governador do RS reforça pedido por vacinas contra a dengue

    Em reunião com a ministra da saúde, governador solicitou a inclusão do estado na vacinação pelo SUS

    O governador Eduardo Leite, acompanhado pela titular da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann, e de diretores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), participou de uma reunião virtual com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, onde foi falado sobre a situação da dengue nos estados. Leite aproveitou para reforçar o pedido para que sejam realizados esforços no sentido de possibilitar o avanço seguro e ágil da produção das vacinas que vem sendo estudadas.

    – A vacina pode não ser a solução definitiva, mas há muita expectativa em torno dela, especialmente no que se refere àquela produzida pelo Instituto Butantan, por se tratar de dose única. Então, peço que tenhamos o mesmo esforço que tivemos durante a covid-19, com toda a segurança necessária, para serem realizados os processos de testagem, registro e disponibilização, e assim podermos viabilizar essas vacinas para nossa população –, disse o governador. 

    Segundo a ministra, o governo federal tem atuado para agilizar a distribuição das doses vacinais, assim como a produção do imunizante no Brasil, para facilitar o atendimento da população. “Nós estamos trabalhando muito nesta questão da vacina. O Butantã se encontra na fase três da produção, que é de dose única, mas o dossiê ainda precisará passar por análise da Anvisa" explicou.

    – Nosso compromisso é unir forças para usarmos o que for possível de plantas nacionais para produção da vacina da Takeda, bem como do Butantan. Espero que tenhamos, o quanto antes, um plano de distribuição da que estamos recebendo do Japão. Também espero que haja agilidade na autorização da vacina do Butantã –, acrescentou Nísia. 

    Leite destacou que o Rio Grande do Sul possui um plano de contingência em execução para combater a proliferação da doença, além de ter um sistema de monitoramento que permite acompanhar a situação da dengue por regiões e municípios. Das 497 unidades, 483 já realizaram o encaminhamento dos respectivos planos para o governo do Estado e agora passam por uma revisão da SES, para que as providências necessárias sejam tomadas.  

    O governador também lembrou que, em 2023, foram iniciados os testes da borrifação residual intradomiciliar (BRI), com acompanhamento do Ministério da Saúde. As primeiras ações foram realizadas em três municípios gaúchos, com êxito da estratégia implementada. No momento, 119 municípios estão sendo capacitados para poderem adotar a BRI. 

    No encontro, também foi apresentado o Painel de Casos da Dengue no RS, que reúne dados sobre a situação do Estado que também são úteis para o próprio Ministério da Saúde. As informações do painel também são utilizadas para indicar aos municípios quais ações devem ser adotadas, conforme o nível de alerta em cada local. 

    No Rio Grande do Sul, atualmente mais de 90% dos municípios enfrentam infestações do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e da zika. Somente em 2024, foram registrados 5.163 notificação de casos suspeitos de dengue, sendo que 2.534 estão confirmados. Dois óbitos por dengue também foram confirmados. 

    Governadores e representantes de secretarias dos 26 Estados e do Distrito Federal participaram do encontro e apresentaram a situação atual da doença nos respectivos territórios. 

     

    *Informações Governo RS

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Show Sertanejo com Edinei Dal Asta 12:00 - 16:00

    FM
    91,1

    Sábado Livre

    Helena Knob

    13:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    14:30 - 19:00

    FM
    107,9

    Show Sertanejo

    Edinei Dal Asta

    12:00 - 16:00