Menu

Palmitinho - RS
11° max
5° min

Fechar

Palmitinho - RS
11° max
5° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Governo federal autoriza Conab a fazer compra pública de leite

    Anúncio foi feito a representantes de entidades do setor gaúcho pelo presidente da Conab, Edegar Pretto e pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

    O governo federal deve anunciar na próxima semana medida de compra de leite para tentar amenizar a crise no setor no Rio Grande do Sul.

    Articulada pelo presidente do Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, foi realizada na sexta-feira, 4 de agosto, uma reunião entre o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, com representantes de entidades do setor gaúcho. O encontro aconteceu depois da agenda de Alckmin com lideranças empresariais na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), e também contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

    Na ocasião, Alckmin ouviu relatos e recebeu demandas do setor, que vive uma grave crise potencializada pelo aumento dos custos de produção e das importações do Mercosul nos últimos anos. Depois, entre as medidas do governo federal, informou que a Conab está autorizada a fazer compras governamentais de leite e derivados.

    Conforme Pretto, na próxima semana, deverá ser oficializado anúncio de medida emergencial para amenizar os efeitos da crise do leite no estado e no país. “A cadeia produtiva do leite está sendo olhada com muita atenção pelo governo do presidente Lula. A compra pública que faremos terá um impacto imediato no preço para os agricultores. Estamos dialogando com o ministro Carlos Fávaro [Mapa] e Paulo Teixeira [MDA] sobre como será essa compra, qual é o montante e qual é o valor que a Conab vai destinar. Será uma medida emergencial para dar uma segurança aos agricultores, às cooperativas e ao setor de um modo geral”, explica o presidente da Conab.

    A avaliação das entidades é que a importação de leite, especialmente da Argentina e do Uruguai, tem impactado negativamente na produção gaúcha e nacional. Entre as ações solicitadas a Alckmin, está a criação de medidas para valorização do leite produzido no Brasil, além de melhorar o acesso ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) vinculado ao crédito.

    Segundo levantamento da Emater, entre 2015 e 2021, 44 mil produtores de leite ligados à indústria abandonaram a atividade no RS. De acordo com as entidades, isso contribui para a evasão rural e gera impactos econômicos negativos para os municípios.

    Também participaram da reunião representantes de outras organizações, como a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Sistema Ocergs.

    * Fonte: Conab

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00