Menu

18°

Palmitinho - RS
23° max
15° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
23° max
15° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Mais de 206 mil pessoas estão inscritas para o Enem 2026 no RS; provas começam neste domingo

    Candidatos devem ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, além das regras sobre documentos e materiais permitidos durante o exame

    Mais de 206 mil pessoas estão inscritas para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 no Rio Grande do Sul. O primeiro dia de provas será neste domingo, 8 de novembro, quando os participantes responderão às questões de Linguagens, Ciências Humanas e farão a redação. Em todo o Brasil, são mais de 5 milhões de inscritos.

    No Estado, são 206.507 inscrições confirmadas, sendo 30.627 em Porto Alegre. Do total de participantes gaúchos, 97,9 mil são concluintes do Ensino Médio. Desse grupo, 85,3 mil estudam na rede pública e foram inscritos automaticamente no exame.

    Conforme dados do Painel Enem 2026, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as mulheres representam a maioria dos inscritos no Estado, com 135,5 mil participantes, enquanto os homens somam 71 mil.

    As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 8 e 15 de novembro. O Enem é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no país, sendo utilizado em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Horários e organização das provas

    Neste domingo, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, seguindo o horário de Brasília. O início das provas está previsto para as 13h30min, com encerramento às 19h.

    No segundo dia, em 15 de novembro, os horários de abertura e fechamento dos portões serão os mesmos. A diferença será no término do exame, previsto para as 18h30min.

    É importante que os candidatos consultem antecipadamente o endereço onde farão a prova. A informação está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado pela Página do Participante, mediante login da conta Gov.br. O documento também apresenta o número da sala, a opção de língua estrangeira e eventuais atendimentos especializados.

    Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão impresso no dia do exame.

    O que levar no dia da prova

    Para realizar o Enem, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto, em formato físico ou digital, desde que disponível em aplicativo oficial. Também é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

    Os participantes podem levar água em garrafa transparente e lanche para consumir durante a prova. O cartão de confirmação também é recomendado para facilitar a localização da sala.

    Entre os itens proibidos estão lápis, lapiseira, borracha, corretivo, livros, anotações, relógios, fones de ouvido, óculos escuros, bonés, chapéus e qualquer equipamento eletrônico.

    Celulares e outros aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais. Caso algum dispositivo emita som durante a aplicação, mesmo dentro do envelope, o candidato poderá ser eliminado.

    Como serão divididas as provas

    No primeiro dia, os participantes terão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

    Já no domingo seguinte, 15 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

    Cada uma das quatro áreas do conhecimento conta com 45 questões objetivas.

    Orientações para os candidatos

    Na véspera do exame, a recomendação é organizar os materiais necessários, conferir o trajeto até o local de aplicação e calcular o tempo de deslocamento. Quem depende de transporte público deve verificar antecipadamente os horários de circulação neste domingo.

    Também é importante descansar e evitar deixar os preparativos para a última hora. Como os portões fecham às 13h, chegar com antecedência é fundamental para evitar imprevistos e não perder a oportunidade de realizar a prova.

    Danilva Oliveira- Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sabadão 107 com Amanda Busnello 16:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Hits da 91

    .

    16:00 - 20:00

    FM
    104,3

    Missa da Igreja Matriz Santa Terezinha de Palmitinho

    .

    19:00 - 20:00

    FM
    107,9

    Sabadão 107

    Amanda Busnello

    16:00 - 21:00