Menu

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Monitor da Estiagem entra no ar com informações em tempo real

    Plataforma concentra diversos dados sobre o cenário da seca e ações do governo, possibilitando gestão orientada por evidências

    O governo do Estado disponibilizou no domingo, 5 de março, a página do Monitor da Estiagem para acesso de toda a sociedade. O site – proclima2050.rs.gov.br/monitorestiagem –, que teve uma primeira versão ainda teste apresentada pelo governador Eduardo Leite para a imprensa em fevereiro, recebeu melhorias e novo layout.

    O monitor dispõe de informações sobre a situação da estiagem no Rio Grande do Sul em tempo real, análise climática e lista investimentos e ações realizadas pelo governo, possibilitando a gestão orientada por dados e evidências. 

    A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou que este é um dos produtos entregues à sociedade gaúcha dentro do programa Supera Estiagem. “São iniciativas que caracterizam a nova forma do governo tratar o problema da falta de chuvas, com um olhar permanente, a fim de minimizar os efeitos pontuais. O monitor reúne informações das variações de disponibilidade hídrica e seus prejuízos, as ações governamentais, possibilitando a revisão de iniciativas e proposições mais assertivas”, reforçou Marjorie.

    O desenvolvimento do monitor foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com colaboração da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. As melhorias foram implementadas pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação.

    A plataforma teve como base três pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em situação de emergência; padronização e análise de dados; e disponibilização das informações de forma intuitiva e objetiva. O monitor também disponibiliza links para ferramentas externas, como a Sala de Situação e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).

    O titular da Seapi, Giovani Feltes, ressaltou que essa é uma ferramenta que dá transparência aos dados e, ao mesmo tempo, traz informações úteis para a sociedade. “Os dados gerados por meio do Simagro-RS, também disponíveis no monitor, dão suporte ao produtor rural para o planejamento de suas atividades dentro das propriedades”, enfatiza Feltes.

    Totens na Expodireto

    Dez totens foram instalados pelo governo do Estado no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, tornando o Monitor de Estiagem público e de fácil acesso aos visitantes. Quem passar pelo evento entre 6 e 10 de março poderá acessar a ferramenta via QR Code.

    O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários de Estado participarão do tradicional evento do setor e que, este ano, tem foco em novas tecnologias para o campo e em geração de negócios.

    * Fonte: Governo do RS

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00