Menu

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Palmitinho inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima semana

    A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social está preparando a equipe para imunizar a população

    A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está distribuindo aos municípios a vacina contra a gripe influenza para a campanha nacional deste ano.

    A campanha inicia na próxima segunda-feira, 10 de abril, conforme o calendário do Ministério da Saúde. O público-alvo é de 5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul e para isso foram distribuídas inicialmente um total de 424 mil de doses.

    Assim como em todo o país, em Palmitinho, a campanha terá início na próxima segunda-feira, 10 de abril, e para isso a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social está preparando a equipe para imunizar a população. – Iremos iniciar a campanha e desde já conclamamos as pessoas que integram os grupos prioritários para que procurem a sala de vacinas e garantam a imunização contra a influenza, destaca a Secretária da Saúde e Assistência Social, Inês Maria Albarello. Conforme a Secretária, a equipe da secretaria estará mobilizada para a vacinação contra a influenza e também para continuar aplicado as doses contra a covid-19, ressalta.

    Conforme a SES, novos repasses estão previstos para às próximas semanas, a fim de atender a todas as pessoas que integram os grupos de risco. A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% das crianças, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

    A vacina

    A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

    A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

    A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

    Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

    *Com informações da Ascom Palmitinho

    Helena Knob - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00