Menu

29°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Região de Palmeira das Missões recebe Alerta do Sistema 3As

    Aumento de 47,9% foi registrado entre os dias 9 e 18 de maio

    Em reunião na manhã desta quinta-feira, 20 de maio, o Gabinete de Crise avaliou as recomendações feitas pelo GT Saúde e confirmou a emissão de três dos quatro novos Alertas do Sistema 3As de Monitoramento sugeridos pela equipe técnica. Com isso, as regiões Covid de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana devem ser comunicadas ao longo do dia sobre a necessidade de adotar medidas para conter o avanço da pandemia.

    Confira a justificativa:

    A região de Palmeira das Missões também havia sido classificada com Aviso na reunião do GT do último sábado, 15 de maio, porém, o salto no número de novos casos por 100 mil habitantes levou o GT à decisão de emitir Alerta para esta região na reunião de terça

    Chama a atenção o aumento de incidência semanal de novos casos de Covid, que passou de 194 em 9 de maio para 287 em 18 de maio, resultando em um aumento de 47,9%.

    Além disso, houve aumento no número de internados em leitos clínicos, passando de 49 para 92 pacientes entre suspeitos e confirmados no mesmo período. A taxa de ocupação em leitos de UTI superou os 100% em 18 de maio.

    As três regiões comunicadas já haviam recebido Avisos da equipe técnica estadual na última terça-feira, 18 de maio, e, devido à piora em indicadores da pandemia, o entendimento do governo foi pela necessidade de formalizar o pedido para que as regiões Covid passem para a Ação.

    As três regiões que receberam novos Alertas nesta quinta também terão 48 horas para se reunirem e apresentarem suas medidas. Os comunicados serão feitos oficialmente durante o dia, e o prazo só começa a contar após todas serem informadas.

    Dentro do fluxo dos 3 As (Aviso, Alerta e Ação), o Gabinete de Crise já aguarda os planos de Ação compatíveis com a situação epidemiológica apontada nos cinco Alertas emitidos na terça-feira para Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo.

    Além disso, a reunião do GT Saúde realizada na terça-feira (18/5) apontou pela necessidade de emitir um Aviso para a região de Bagé e um novo Aviso para Caxias do Sul, que já havia recebido a emissão na reunião anterior. Como não dependem da deliberação do Gabinete de Crise, os Avisos já serão emitidos pelo Estado às associações regionais e prefeituras.

    *Com informações do Governo do Estado

    None
    No Ar: Canal Livre com Danilva Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Giovane Sabino

    13:45 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Danilva Oliveira

    13:00 - 15:00