Menu

22°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Região encaminha recurso ao Governo Gaúcho contestando Bandeira Vermelha

    Associação de municípios tenta uma audiência com a secretária Arita para apresentar os dados da região

    A região aguarda uma posição definitiva do Governo do Estado sobre o status do distanciamento controlado na região. De acordo com dados da secretaria estadual de saúde a região entraria na bandeira vermelha devido ao aumento de pessoas internadas, principalmente, em leitos clínicos.

    De acordo com a justificativa do governo gaúcho a elevação do número de internações por Covid-19, também por síndrome respiratória aguda e o aumento do número de casos na região fizeram com que a bandeira mudasse de patamar. Porém, as associações de municípios Amzop e Amuceleiro contestam os números do Estado e justificam que há mais leitos do que os contabilizados. "Gostaríamos que considerassem nossa capacidade de disponibilidade de leitos, a situação bem tranquila na região, o hospital de Iraí, que constava entre os que estavam em atraso, foi novamente reativado, atualizado os dados do hospital, ontem, conforme comprovante anexo. Também solicitamos observarem as planilhas da região celeiro referente ao Hospital de Caridade de Três Passos e o Hospital Santo Antonio de Tenente Portela que aumentaram a disponibilidade de leitos. Que podemos ter alguns casos, mas a recuperação tem sido muito eficiente, com o trabalho sério e responsável em termos de controle de isolamento, além dos testes, um grande investimento que fizemos numa parceria com a UFSM, campus de Palmeira das Missões, que nos permite identificar rápido e tomar as devidas providências, enfim, que temos leitos disponíveis e um sistema de saúde em condições de atender a demanda", justificou o documento encaminhado pela Amzop ao Comitê Estadual.

    Em entrevista ao programa Comando Regional, na manhã desta segunda-feira, 22, o presidente da Amzop, prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari salienta que foi coletado dados com as secretarias dos municípios e também com todos os hospitais que fazem parte dessa regional Palmeira das Missões. "A gente não esperava que a nossa região fosse mudar de bandeira porque temos muitos leitos vagos aqui na região. O que pode ter acontecido é o registro de algum dado errado, temos a expectativa de que com essas planilhas e documentos a gente consiga reverter a situação e voltar a bandeira laranja. O comercio agora que começou a dar uma reagida, se vier esse balde de água fria fica difícil", salientou.

    As duas associações de Municípios Amzop e Amuceleiro que congregam os municípios abrangidos pela macro de Palmeira das Missões que congrega a 15ª e 20ª Coordenadorias Regionais de Saúde, entraram com recurso e acreditam na reversão da bandeira porque há diferença entre os dados do estado e os que foram coletados com os municípios. Paralelo a documentação o presidente da Amzop salientou que está sendo tentado marcar um horário com a secretária de estado da Saúde, Arita Bergman para apresentar os dados da região.

    A equipe estadual avalia e divulga o resultado do recurso nesta segunda-feira, 22. A bandeira passa a valer a partir de terça-feira, 23 até a próxima segunda, 29.

    Áudio: entrevista com o prefeito de Rodeio Bonito e presidente da Amzop, José Arno Ferrari

    None
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00