Menu

20°

Palmitinho - RS
30° max
18° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
30° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • RS: Susepe realiza transferência interna de dez presos líderes de facções

    A Operação teve a participação de 90 policiais

    Como mais uma ação de enfrentamento ao crime organizado no RS, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), realizou, na sexta-feira, 16 de setembro, operação de transferência de dez líderes de facções, agora dentro do Estado.

    Os detentos foram removidos de quatro casas prisionais em Porto Alegre e Charqueadas e encaminhados para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e para a Penitenciária de Canoas (Pecan). São seis integrantes de um grupo que tem base no Vale do Sinos e quatro de outro que tem base na Vila Cruzeiro, na zona sul da capital.

    “Aquilo que articulamos no nível nacional também encontra o seu correspondente no nível estadual, dando continuidade à Operação Império da Lei IV (realizada quinta, 15 de setembro). Estamos promovendo, dentro do sistema gaúcho, a remoção e a transferência de pessoas de reconhecida alta periculosidade, numa atividade concluída com êxito, sem nenhum percalço, em busca do enfrentamento e da redução da criminalidade no Estado, especificamente em Porto Alegre e na Região Metropolitana”, afirmou o secretário da SJSPS, Mauro Hauschild.

    Conforme o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, o conjunto de ações articuladas mostra que é possível arrefecer o poder dessas facções, com soluções dentro do próprio sistema prisional. "A superintendência monitora cotidianamente, juntamente com outras forças de segurança, as movimentações dentro e fora do sistema”, acrescentou.

    A operação teve a participação de agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), do Grupo de Intervenção Rápida da 9ª Região Penitenciária (GIR-9), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen), além de servidores dos estabelecimentos penitenciários envolvidos, totalizando cerca de 90 policiais penais.

     

    *Com informações do Governo RS

    Helena Knob - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00