Menu

25°

Palmitinho - RS
26° max
20° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
26° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Situação de Emergência: região tem o maior número de municípios do estado beneficiado com kits de alimentos

    Ao todo, serão distribuídos 48 mil kits de alimentos a municípios em situação de emergência ou calamidade pública

    O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), divulgou a lista dos municípios que serão beneficiados com a distribuição de 48 mil kits de alimentos, em todo o Rio Grande do Sul, serão 192 municípios gaúchos beneficiados, destes, 45 estão na região, que tem o maior número de municípios com decretos de situação de emergência, ou calamidade pública homologados pelo Estado, critério para recebimento dos kits.

    Para receber o auxílio, os municípios precisaram aderir ao edital publicado pela Sedes em 25 de janeiro. A iniciativa busca promover a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Esses kits de alimentos serão um auxílio à população mais necessitada de municípios que foram fortemente afetados pelos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos meses”, explicou o titular da Sedes, Beto Fantinel. “É uma medida que é fruto de muito trabalho, parceria e diálogo na construção de uma política pública de segurança alimentar no Estado”, acrescentou.

    Serão atendidas pela ação as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, considerando a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico), indígenas e quilombolas, beneficiárias ou não do Programa Bolsa Família (PBF). Todos os alimentos a serem entregues foram adquiridos de cooperativas de produtores da agricultura familiar com recursos repassados ao Executivo estadual no âmbito do Movimento Rio Grande Contra a Fome.

    A distribuição dos kits ficará a cargo da Sedes, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA), em articulação com os municípios beneficiados. As entregas ocorrerão de forma regionalizada, com previsão de início para o mês de março.

    Os municípios participantes serão responsáveis pela retirada dos alimentos no local indicado pela Sedes. Além disso, devem identificar as famílias em situação de insegurança alimentar, organizar a entrega dos kits no prazo de até 30 dias corridos após a retirada das unidades e coletar os termos de recebimento dos beneficiários.

    Cada kit de alimentos conterá: 1 Kg de açúcar mascavo; 5 Kg de arroz polido orgânico; 5 Kg de arroz integral orgânico; 500 gr de biscoito colonial; 2 Kg de farinha de milho; 2 Kg de farinha de trigo; 3 Kg de feijão; 2 Kg de leite em pó; e 1 Kg de macarrão.

    Municípios da região que receberão kits

    BARRA DO GUARITA

    CORONEL BICACO

    DERRUBADAS

    ESPERANÇA DO SUL

    MIRAGUAÍ

    SEDE NOVA

    TENENTE PORTELA

    VISTA GAÚCHA

    ALPESTRE

    AMETISTA DO SUL

    BOA VISTA DAS MISSÕES

    CAIÇARA

    CERRO GRANDE

    CHAPADA

    CONSTANTINA

    CRISTAL DO SUL

    DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES

    ENGENHO VELHO

    ERVAL SECO

    FREDERICO WESTPHALEN

    GRAMADO DOS LOUREIROS

    IRAÍ

    JABOTICABA

    LAJEADO DO BUGRE

    LIBERATO SALZANO

    NOVO BARREIRO

    NOVO TIRADENTES

    NOVO XINGU

    PALMEIRA DAS MISSÕES

    PALMITINHO

    PINHAL

    PINHEIRINHO DO VALE

    PLANALTO

    RIO DOS ÍNDIOS

    RODEIO BONITO

    SAGRADA FAMÍLIA

    SÃO JOSÉ DAS MISSÕES

    SÃO PEDRO DAS MISSÕES

    SARANDI

    SEBERI

    TAQUARUÇU DO SUL

    TRÊS PALMEIRAS

    TRINDADE DO SUL

    VICENTE DUTRA

    VISTA ALEGRE

    Movimento Rio Grande Contra a Fome

    Criado em junho de 2022, é uma ação coletiva para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no Estado. É uma parceria entre Assembleia Legislativa, governo do Estado, Defesa Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado, além de instituições e entidades gaúchas.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Sem Parar

    .

    12:00 - 20:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    12:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    12:00 - 13:00