Menu

29°

Palmitinho - RS
29° max
20° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
29° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Suspensos atendimentos e cirurgias eletivas nos hospitais da região

    Por orientação da SES medida será valida até 31 de março em todo o RS

    Ainda na última semana os hospitais de toda a região haviam anunciado a suspensão dos atendimentos eletivos, com prioridade apenas para urgência e emergência, devido ao aumento de pacientes e atendimentos relacionados a Covid-19.

    Nesta segunda-feira, 22, a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Operação de Emergência Covid-19, publicasse um comunicado orientando que os hospitais de todo o Estado suspendam as cirurgias eletivas não emergenciais até 31 de março. Até lá, a recomendação é que a força de trabalho da equipe técnica, a área física e os equipamentos hospitalares sejam disponibilizados na integralidade para atendimentos a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

    Segundo a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Wasem Fagundes, neste momento é preciso concentrar os esforços nos atendimentos aos pacientes Covid-19, tendo em vista o crescimento acelerado no número de internações. “Porém, mantendo a coerência e o cuidado às outras doenças que também comprometem a saúde da nossa população”, salientou.

    O que é eletivo?

    Entende-se por cirurgia eletiva todos os procedimentos possíveis de postergação de agendamento e que não tenham forte possibilidade de causar agravamento da enfermidade a curto prazo em termos de risco de vida e perda de função ou órgãos, que tenham possibilidade de agendamento prévio e que não constituem urgência ou emergência ou que não sejam decorrentes de atendimento a pacientes pós Covid-19. A medida fica sujeita a alteração, podendo as cirurgias eletivas serem retomadas a qualquer momento, a partir da reavaliação dos casos suspeitos e confirmados pelo coronavírus.

    O que é inadiável?

    São considerados inadiáveis os seguintes procedimentos:

    - Atendimentos às gestantes bem como aos recém-nascidos e puérperas
    - Acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas (mesmo as eletivas)
    - Atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia contemplando toda a linha de cuidado (da 1ª consulta até a alta do paciente)
    - Atendimentos pediátricos
    - Atendimentos de trauma

     

    None
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00