Menu

12°

Palmitinho - RS
22° max
11° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
22° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Terra Indígena do Guarita realiza 3ª Mobilização de Mulheres Kaingang

    O tema do encontro, que ocorreu em Tenente Portela e Redentora, foi: Meu Corpo, Meu Território

    A Secretaria da Saúde (SES), por meio da área técnica de Saúde Indígena e da Política de Saúde de Adolescentes, participou nesta semana da 3ª Mobilização de Mulheres Indígenas Kaingang GT Guarita Pela Vida – Meu Corpo, Meu Território, que ocorreu nos municípios de Tenente Portela e Redentora.

    Organizado pela Terra Indígena do Guarita, a maior comunidade do Rio Grande do Sul, com cerca de 8 mil pessoas e que abrange três municípios (Erval Seco, Redentora e Tenente Portela), o movimento contou com o apoio do Programa de Incentivos da Atenção Primária (Piaps) da SES. 

    A mobilização nasceu com o objetivo de pôr fim à violência contra as mulheres indígenas, em especial à violência sexual. Desde seu início, o movimento conta com apoio de instituições públicas e privadas e com a participação de outras comunidades Kaingang e Guarani.

    De acordo com o sanitarista da Saúde Indígena da SES, Guilherme Müller, o evento reuniu muitas informações sobre o direito das mulheres e os serviços disponíveis, que têm se capacitado para acolher os indígenas e promover ações direcionadas nos equipamentos de saúde, de saúde mental e de assistência social, bem como em delegacias especializadas e na Defensoria Pública do Estado. “O movimento de mulheres indígenas da Terra Indígena do Guarita tem cumprido um papel muito importante de encorajar outras mulheres e meninas indígenas a denunciarem violências sofridas e pedirem um basta nessa situação”, explicou Müller.

    A Divisão de Equidades do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES atuou diretamente no encontro, realizado nos dias 3 e 4 de julho.

    *Informações Governo RS

     

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicacho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00