Menu

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

    Recurso vai facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva

    As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais deste ano estarão mais inclusivas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta sexta-feira dois novos recursos de acessibilidade.

    O primeiro é a melhoria na chamada sintetização de voz, voltada para os eleitores com deficiência visual. O recurso, que já existe, funciona assim: são disponibilizados fones de ouvido para que os eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o nome da candidata ou do candidato.

    O segundo recurso vai facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva, como explica o presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

    O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro. Na filmagem, a tradutora vai indicar a qual cargo a pessoa está votando no momento: deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente.

    Esta sexta-feira foi o encerramento do primeiro semestre judicial do TSE. O ministro Edson Fachin fez um balanço das ações do tribunal e voltou a afirmar que o sistema eleitoral brasileiro é seguro.

    As atividades administrativas do Tribunal voltadas à realização das eleições deste ano continuam durante o recesso. Ficam suspensos apenas os prazos processuais e as sessões de julgamento do TSE.

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicaho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00