Menu

20°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • UFSM Palmeira das Missões fará testes da Covid-19

    Universidade vai ceder corpo técnico e espaço dos laboratórios porém município precisa de auxilio para aquisição dos kits para os testes

    A Universidade Federal de Santa Maria unidade de Palmeira das Missões (UFSM/PM) em parceria com a administração da Palmeira das Missões começa nas próximas semanas a auxiliar o Laboratório Central do Estado (Lacen) na realização dos testes da Covid-19.

    De acordo com o diretor do campus, Rafael Lazzari, a universidade vai disponibilizar toda a infraestrutura dos laboratórios de microbiologia e genética bem como os técnicos para auxiliar nesses testes que vão servir para programar melhor o sistema de saúde.

    Todos os protocolos estão sendo devidamente orientados pelo LACEN, com o qual já há um acordo de cooperação. “Estamos ajustando os protocolos para seguir a mesma metodologia do Lacen, que está nos orientandos, tendo validade para detectar o vírus em toda a comunidade de acordo com a demanda”, comentou o professor Daniel Angelo Graichen.

    Inicialmente, poderão ser feitos aproximadamente 50 testes por dia, com capacidade de ampliar esse número ao longo do tempo.

    A médica Daiane Avila que faz parte do Centro de Operações Emergenciais (COE) destaca que a parceria é muito importante no momento porém, para seguir viabilizando o serviço é preciso da colaboração de todos, “Cada kit para fazer os testes custará em média R$ 100, por isso toda a ajuda é necessária neste momento, uma vez que estimamos ter a necessidade de fazer cerca de 5 mil testes, todo o valor aportado é necessário”, disse.

    Quem tiver interesse em colaborar com qualquer valor poderá contatar pelo telefone (55) 3742-2779.

    Vídeo: Universidade e Coe anunciam a parceria e explicam o funcionamento da mesma

    None
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 01:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 01:00