Menu

21°

Palmitinho - RS
31° max
18° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
31° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • URI/FW inova nas graduações para formar profissionais do futuro

    Graduação Ativa é voltada para inserir acadêmicos no mercado de trabalho desde os primeiros semestres e incentivará o empreendedorismo

    Finalizar uma graduação e ingressar no mercado de trabalho é o sonho dos estudantes do ensino superior. Especialista em mercado, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, inovou as metodologias buscando seguir proporcionando emprego aos acadêmicos e fornecer mão de obra qualificada para as empresas da região.

    De olho nas mudanças no mercado de trabalho, que cada vez mais exige profissionais que saibam realizar trabalhos práticos, a URI implementou as chamadas Graduações Ativas. A nova metodologia tornou os currículos mais dinâmico, atrativos e práticos, com disciplinas presenciais e on-line. Com isso, a carga horária se tornou mais qualificada e, ao mesmo tempo, mais leve, transformando as aulas em turno único e melhorando as condições de pagamento.

    Desta forma, o aluno terá interação com o mundo do trabalho, desenvolvimento de habilidades e competências. A nova sistemática tem como pilares o empreendedorismo, protagonismo do estudante, solução de problemas reais, uso de tecnologias, interdisciplinaridade e extensão.

    A remodelação do modelo tradicional para a Graduação Ativa será aplicada a partir do 1º semestre de 2021 na URI/FW nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas – Bacharelado, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Educação Física –Bacharelado, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia e Fisioterapia.  O curso de Biomedicina, nova graduação do campus, também iniciará nesta modalidade.

    Para que serve a Graduação Ativa?

    Na prática, a Graduação Ativa é uma formação voltada para o protagonismo do estudante e que projeta preparar os alunos para o mercado de trabalho dos próximos anos. Assim, a modalidade tem como foco o incentivo ao empreendedorismo, fomentado por meio da disciplina denominada Projeto Integrador, que demandará dos acadêmicos respostas a problemas práticos da área.

    A novidade é resultado de uma série de estudos realizados pela URI, que avaliou o mercado de trabalho e readequou parte de seus cursos pensando justamente em formar profissionais que obtenham não apenas o diploma, mas a garantia de que sairão da universidade capacitados para trabalhar em empresas cada vez mais exigentes.

    Assim, o acadêmico que inicia sua jornada em uma graduação em 2021, e que irá acessar o mercado de trabalho da sua profissão em quatro ou cinco anos, estará preparado para as exigências das empresas no futuro, o que é um grande diferencial profissional.

    Para tanto, os cursos com a Graduação Ativa incentivarão a inserção dos estudantes no mercado de trabalho desde os primeiros semestres, gerando oportunidades de emprego e preparando os alunos para assumir responsabilidades, ainda como estagiários, ou pós a formatura como profissionais formados.

    Diferenciais da URI/FW

    Além da nova metodologia, os estudantes que ingressarem na URI/FW encontrarão uma ampla estrutura de apoio. Por meio do programa “URI Carreiras”, o estudante terá amparo em todos as atividades que realizar na graduação, do primeiro ao último dia de aulas. Ambientação ao espaço, aulas de nivelamento, acompanhamento psicológico, cursos de idiomas e orientação para estágios e vagas de emprego são apenas alguns dos diferenciais que a universidade oferece.

    Independente do curso escolhido, o acadêmico tem a garantia de que aplicará na prática os conhecimentos trabalhados em sala de aula. Com laboratórios de diversas áreas, o estudante poderá desenvolver projetos, pesquisar, testar e se aventurar em assuntos de seu interesse, atitudes que fazem a diferença na hora de ingressar no mercado de trabalho, onde as empresas precisam de profissionais que tenham conhecimento prático.

    Estrutura oferecida aos acadêmicos

    - Semana de ambientação à universidade

    - Orientação sobre bolsas, financiamentos e ouvidoria para familiares e acadêmicos

    - Acompanhamento e aconselhamento psicológico aos universitários

    - Orientação profissional

    - Aulas práticas em laboratórios e ambientes que aproximam da realidade que encontrarão no mercado em que atuarão profissionalmente

    - Consultas gratuitas no ambulatório de Nutrição

    - Atividades de nivelamento para auxiliar aprendizagem de estudantes

    - Experiências práticas necessárias para a inserção no mercado de trabalho

    - Programa de incentivo à docência

    - Apoio psicopedagógico para melhorar aprendizagem dos alunos

    - Amparo para estudantes com deficiência

    - Programa de recrutamento de estudantes para realização de estágios e inserção no mercado de trabalho

    Últimos dias para inscrições no vestibular 2021/1

    Com 19 cursos disponíveis para ingresso no 1º semestre de 2021, as inscrições para o Processo Seletivo da URI/FW estão nos últimos dias. Os interessados podem efetuar a inscrição até terça-feira, 1º de dezembro, pelo site do vertibular. A prova será on-line e consistirá em uma redação, que pode ser realizada em casa, no dia 6 de dezembro. Ao todo, 805 vagas estão abertas.

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Empresas & Negócios

    Nelson Buzatto

    10:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00