Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Governança corporativa nas empresas rurais familiares

    Práticas também se aplicam às pequenas e médias propriedades

    Governança corporativa são práticas que determinam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, especialmente com o propósito de garantir a perpetuidade do negócio.

    Problemas familiares não podem atingir a empresa, o que torna necessária a transparência e comunicação entre os sócios, seja no que respeita aos objetivos da empresa, seja no que tange à função de cada um dos familiares na atividade.

    O membro da família que decidiu se dedicar à atividade rural familiar deve ser reconhecido e remunerado pelo seu trabalho, aos demais sócios destacando-se apenas os lucros.

    O inevitável falecimento de um dos sócios também não pode ensejar a divisão de patrimônio e o desmanche do negócio. Necessário pensar na preservação da empresa e dos empregos, para isso havendo práticas que buscam organizar e regrar os conflitos empresariais, assegurar, valorizar e incentivar a participação dos sócios nos rumos do negócio, objetivando a transparência e a responsabilidade nas práticas administrativas.

    Informe-se e não permita que o simples passar de gerações leve à ruína a sua empresa rural familiar.

    Rodrigo Ribeiro Sirangelo