Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Manutenção da saúde bucal no tratamento ortodôntico: necessidade imprescindível

    Cuidados com os dentes continuam crescendo e estão entre as prioridades de grande parte da população

    O século 20 marcou a história da saúde bucal com a redução formidável da ocorrência de cárie dentária desde o início da década de 70. A fluoretação das águas de abastecimento público, a adição de flúor nos dentifrícios (creme dental), a modificação do consumo de açúcar e o maior acesso à informação sobre os cuidados com a higiene bucal foram fatores fundamentais para este resultado.

    Atualmente, os cuidados com a saúde bucal continuam crescendo e estão entre as prioridades de grande parte da população. Para atingir excelentes níveis estéticos e oclusão funcional (fechamento entre os dentes), o tratamento ortodôntico possui influência fundamental.

    Este tratamento envolve procedimentos, geralmente, realizados durante um longo período com a utilização de acessórios ortodônticos, os chamados aparelhos, que são colados nas superfícies dentárias dificultando a higienização e auxiliando na retenção de placa bacteriana. Nestes casos, a higiene de forma adequada é imprescindível para evitar cáries dentárias e doenças gengivais, assim como cuidados com a dieta.

    Os carboidratos fermentáveis (açúcares) são os responsáveis pela formação de ácido que são utilizados pelas bactérias que formam a cárie. Por isso, uma dieta variada, com pouco açúcar, não somente produz efeitos positivos nos dentes, mas, também, um desenvolvimento saudável do próprio organismo.

    Nos pacientes com aparelho fixo, uma limpeza eficiente dos dentes demora, exige muito cuidado e disciplina, deve ser realizada com creme dental fluoretado, escova interproximal e fio dental. A remoção profissional da placa bacteriana e a utilização de agentes químicos auxiliares varia de acordo com a orientação específica do seu dentista.

    Ao finalizar o tratamento ortodôntico os benefícios vão além da oclusão adequada, alinhamento e o sorriso perfeito que todos desejamos. Os hábitos de higiene adquiridos neste período lhe possibilitam saúde e bem-estar para o resto da vida.

    Seja consciente, a sua saúde bucal depende de você!

    Lidiane Lisik