Menu

14°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

14°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Comissão de Saúde da AL/RS discute estratégias para combater o coronavírus

    Deputados participaram de reunião virtual nesta quarta-feira, 15 de abril

    Liderar uma campanha para que seja ampliado o número de testes para diagnosticar o Covid-19 no Estado. Esse foi um dos encaminhamentos da reunião ordinária virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizada nesta quarta-feira, 15 de abril.

    Conforme a presidente da Comissão de Saúde, deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), todos os parlamentares que participaram do debate demonstraram preocupação quanto ao número de infectados em nível de país e de Estado. Os deputados também apresentaram preocupação quanto ao possível relaxamento das normas de distanciamento social, colocando em risco a vida dos gaúchos e podendo resultar num colapso no sistema de saúde.

    – Devido à baixa testagem, as previsões sobre números de infectados estão comprometidas, assim como os dados sobre mortes e curados. Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, os números apresentados podem estar subestimados em 12%. Por essa razão, os deputados estão preocupados em ampliar o número de leitos de UTI, assim como reorganizar os leitos já que existem regiões descobertas –, explicou Zilá.

    Ainda durante a reunião, os deputados falaram sobre a necessidade de ampliar o número de participantes do Comitê de Crise da Assembleia Legislativa para tratar sobre o Covid-19, incluindo profissionais técnicos para, junto com os deputados, realizarem estudos e aprofundarem os dados sobre o coronavírus, auxiliando o Estado no combate a propagação do vírus.

    Para aprofundar esses temas e elucidar dúvidas dos deputados sobre as ações do governo gaúcho no combate ao Covid-19, na próxima semana a Comissão e Saúde deve realizar duas reuniões, uma com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergaman, e outra com representantes de médicos e enfermeiros para também escutar as preocupações desses profissionais que estão atuando na linha de frente.

    Participaram da reunião os deputados doutor Thiago Duarte, Elizandro Sabino, Fábio Branco, Franciane Bayer, Gabriel Souza, Jeferson Fernandes, Luis Augusto Lara, Neri “O Carteiro”, Pedro Pereira, Pepe Vargas, Silvana Covatti, Valdeci Oliveira e Vilmar Lourenço, além do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

    * Fonte: AI Zilá Breitenbach

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: A Voz do Brasil com . 21:00 - 22:00

    FM
    91,1

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00