Menu

19°

Palmitinho - RS
22° max
17° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
22° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Condição do ar na região deve estar péssima na próxima sexta-feira

    Boletim do Ministério da Saúde destaca mapa bastante escuro na região norte do RS

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta ainda durante o fim de semana sobre a condição critica do ar em boa parte do país.

    Nesta sexta-feira, 13 de setembro, no entanto, as condições na região norte do Rio Grande do Sul serão críticas no que se refere a poluição. Um boletim, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), que traz dados da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar – VIGIAR do Ministério da Saúde, sobre a concentração de partículas inaláveis prejudiciais a saúde no ar confirma que a região passa da condição moderada para péssima.

    Nota-se a maior concentração de partículas de biomassa, dia 13, na região norte do Rio Grande do Sul. Essa queima incompleta de biomassa libera fumaça e subprodutos da combustão que poluem o ar, resultando em uma mistura de poluentes tóxicos que afetam a saúde causando ou exacerbando doenças cardiopulmonares, câncer de pulmão e até morte prematura, dentre outras.

    A qualidade do ar se deteriora muito no Rio Grande do Sul em consequência da grande quantidade de fumaça que ingressou no estado nas últimas horas, em particular em cidades do Centro para o Norte do território gaúcho.

    Diante disso, a nota da SES traz, ainda, recomendações para a população que vão desde a hidratação até manter as janelas dos ambientes fechados para evitar a entrada desse ar poluído.

    De acordoc om o governo Federal, nestes primeiros dias de setembro, os focos de incêndios distribuídos pelo país já chegam a 37.492.

    Leia mais: 

    Inmet emite alerta de baixa umidade do ar inclusive no RS e SC

    Algumas recomendações:

    Hidratação: Aumente a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas.

    Redução da Exposição: Evite atividades ao ar livre em horários de alta poluição e mantenha portas e janelas fechadas.

    Uso de máscaras: seja do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas podem reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas) e, portanto, melhoram o desconforto das vias aéreas superiores. Enquanto o uso de máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população;

    Atividades Físicas: Evite exercícios físicos em períodos de elevada concentração de poluentes.

    Grupos Vulneráveis: Crianças, idosos e gestantes

    Devem estar especialmente atentos a sintomas respiratórios e buscar atendimento médico imediatamente se necessário.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00