Menu

19°

Palmitinho - RS
24° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
24° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Diversificação de culturas garante fonte de renda a irmãos em Planalto/RS

    Investir em produtos da agricultura familiar foi a aposta, depois dos quatro terem trabalhado na Serra Gaúcha

    Serem oriundos de uma família humilde, nunca foi empecilho para os oito irmãos Odorcick irem em busca de melhores condições de vida. Trabalharam como diaristas e também em construção civil, além de outras frentes, sempre querendo terem mais recursos financeiros e não passarem necessidades.

    Moradores de Planalto/RS, grande parte dos familiares decidiu há alguns anos ir trabalhar na Serra Gaúcha, principalmente na produção de frutas. Vendo que estas culturas davam lucro se bem cuidadas, optaram por voltar à terra natal e investirem neste mercado. Dos oito irmãos, quatro decidiram formar uma sociedade.

    Um deles, Adilson Odorcick, conta que começaram plantando em um hectare apenas. “Com o passar do tempo, fomos comprando mais terras, diversificando a produção, realizando nossos sonhos”, relata Adilson, que cultiva pêssego e está iniciando também a produção de ameixa.

    Agora com propriedades individuais, a parceria se forma a partir do armazém. “O fruto sai das lavouras e vai para o armazém, onde temos as câmeras frias e começa o processo de classificação. Depois, mandamos para os centros de venda todos os produtos juntos”, frisa Rogério Odorcick, que planta pêssego e uva, além de outras culturas que não são permanentes, como abóbora cabotiá e brócolis. Ele também tem um frigorífico de peixes, onde produz filé de tilápia.

    Para atender ao mercado, os sócios discutem o que cada um plantará nas safras, sempre pensando em não deixar faltar produtos à venda. “Nos ajudamos em tudo, porque para mim, família sempre está em primeiro lugar. Unidos, vimos nossos negócios crescer e nos realizamos com isso”, argumenta Adilson.  

    O Sicredi

    A família contou com o apoio da Cooperativa para fazer os investimentos. “Até hoje, conseguimos realizar o que planejamos, porque o Sicredi sempre ‘abriu as portas’ para nós. Nunca vamos esquecer a confiança que a instituição tem em nós”, salienta Rogério.

    Da mesma forma, Adilson relata que a Cooperativa sempre impulsionou os sonhos dos irmãos. “Em cada passo que damos, contamos com o suporte do Sicredi que financia o que precisamos. Com certeza absoluta, não estaríamos onde chegamos sem esta ajuda constante do Sicredi”, afirma Adilson.

    A forma de trabalho e os investimentos da família, são destacadas pelo colaborador Moacir Trevisan. “É bonito ver eles atuando juntos e a diversificação de culturas serve de modelo a outras famílias também, pois incentiva novos investimentos na região. Além disso, esta forma de trabalho é uma maneira deles se desenvolver e aflorarem o empreendedorismo, servindo de exemplo a outras pessoas que podem seguir no mesmo caminho”, finaliza Trevisan.

    *Com informações Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

    None
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00