Saúde
Publicado em 21/07/2020 às 11:18
Hospitais recebem anestésicos que compõem o kit intubação
MS atendeu a reivindicação encaminha da pela Famurs e Federação das Santas Casas

Os hospitais da região já receberam do Ministério da Saúde (MS), um conjunto de medicamentos que compõem o chamado "Kit intubação", para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular em cirurgias e também na intubação de pacientes com casos graves da Covid-19 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
A iniciativa aconteceu depois da reivindicação da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Filantrópicos e Religiosos do RS, que lançaram uma nota em conjunto alertando para a falta dos anestésicos que compõe o kit intubação. O MS adquiriu a medicação no Uruguai para abastecer os hospitais gaúchos.
Conforme o vice-presidente da Famurs e prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, a reivindicação das federações foi atendida, vindo a beneficiar inúmeros hospitais do Rio Grande do Sul, entre eles, dos municípios que são referência no combate a pandemia na região, como Três Passos, Tenente Portela e Frederico Westphalen.
O coordenador farmacêutico do Hospital de Caridade de Três Passos, Kelven Lanza, agradeceu a iniciativa e enfatizou que os medicamentos vieram em excelente hora, devido ao aumento da demanda, a diminuição de insumos no mercado e a dificuldade de aquisição.
O Grupamento Logístico do Exército está auxiliando na entrega dos insumos em todo o Estado.
No RS
O carregamento chegou no Rio Grande do Sul na sexta-feira, 17, também com o apoio do Exército. O Estado recebeu: Propofol 10mg (20ml) 20.080 unidades; Propofol 1% ( 20ml) 17.787 unidades; Propofol 1% ( 50ml); 1.000 unidades; Priaxim 4.000 unidades.