Menu

30°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

30°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Pauta do Grito da Terra Brasil está definida e já foi entregue ao presidente Lula

    Pautas gaúchas incluem desde os financiamentos, Proagro até a valorização do trabalho e da renda no campo

    A Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), representada pelo presidente Carlos Joel da Silva e pela 1ª secretária Camila Rode, participou da formatação da pauta do Grito da Terra, evento nacional marcado os dias 20 e 21 de maio, em Brasília. A discussão sobre os temas que entraram no documento ocorreu na sede da Contag e contou com a presença das 27 federações que representam a agricultura familiar no Brasil. O documento final já foi entregue em mãos ao presidente da república Luís Inácio Lula da Silva.

    A pauta contempla pontos que atendem as necessidades da agricultura familiar em todo o país considerando as especificidades de cada região. No caso do Rio Grande do Sul, ela reflete os anseios e as demandas da população rural, abrangendo questões que vão desde o acesso aos financiamentos, ao Proagro, a saúde, a educação, os direitos das mulheres, jovens e aposentados, até a valorização do trabalho e da renda no campo.

    De acordo o presidente da Fetag-RS, a federação gaúcha assumiu o compromisso de levar 800 agricultores e agricultoras familiares para participar do Grito da Terra. “É fundamental que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Estado mobilizem agricultores e agricultoras para viajar até Brasília, mostrando a força da agricultura familiar brasileira. Precisamos sensibilizar o governo para que que venham medidas que garantam a permanência das pessoas no campo, pois é através do trabalho e da dedicação dessas pessoas que os alimentos continuam chegando nas mesas de toda a população diariamente”, pontuou.

    A partir da entrega do documento ao presidente, ficou estabelecido que o governo federal terá dez dias para socializar a pauta com os ministérios envolvidos. Após o período, as federações e a Contag, que está coordenando as negociações com o governo, serão chamadas para reunião em Brasília com aposibilidade de, durante o Grito da Terra, já ser possivel o anuncio de medidas e avanços.

    *Informações Fetag-RS

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00