Menu

11°

Palmitinho - RS
13° max
10° min

Fechar

11°

Palmitinho - RS
13° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Primavera será período de “provação” para agricultores do RS, diz meteorologista da Secretaria de Agricultura

    Chuva acima da média deve prejudicar safra de inverno e retardar plantio das culturas do verão

    Iniciou oficialmente na madrugada deste sábado, 23 de setembro, a primavera. E os prognósticos climáticos apontam para a sequência de períodos de chuva e de temperaturas elevadas para o próximo trimestre, sob a influência do El Niño. O fenômeno substitui o La Niña que, em anos anteriores, impôs períodos mais secos ao Rio Grande do Sul. 

    Em entrevista ao Manhã News da 104,3FM, o meteorologista da Secretaria de Agricultura do RS e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Flavio Varone disse que o período deve ser de “provação” para os produtores rurais.

    Para o coordenador do Simagro-RS, a primavera é o período mais preocupante por dois fatores. Primeiro: em fase final de ciclo as culturas de inverno podem ficar prejudicadas pela alta umidade e temperatura elevada. O segundo seria o atraso no plantio da próxima safra. “A chuva deve continuar, as projeções indicam bastante chuva até o final de setembro e também em outubro e novembro”, afirma Varone, acrescentando que esse será um período de provação para o Estado: “o agricultor saiu de duas ou três safras ruins, associada com seca e agora vem a umidade. Então o agricultor gaúcho tem que ser valente e se recuperar da melhor forma possível”.

    Varone destaca que é justamente nesse período de primavera que o El Niño tem maior influência, o que, fatalmente vai atrasar o plantio de verão, mas, para o meteorologista o cenário não deve prejudicar o desenvolvimento das culturas da próxima safra.

    O coordenador do Simagro-RS explica ainda, que, possivelmente, o Estado deve ter uma safra de verão bem melhor. “Durante o verão o El Niño tem menor influência, claro que a tendência aponta para chuva ao contrário dos últimos anos, porém, não deve ter períodos tão prolongados de chuva, o tempo deve intercalar entre períodos mais secos e outros mais chuvosos”.

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Estação 91

    Marcinho San

    07:30 - 12:25

    FM
    104,3

    Fala Cresol

    .

    07:30 - 08:00

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00