Menu

34°

Palmitinho - RS
34° max
18° min

Fechar

34°

Palmitinho - RS
34° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Rio Grande do Sul já conta com 70 coletores de esporos do Monitora Ferrugem

    A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi

    A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) concluiu a instalação de coletores de esporos do programa Monitora Ferrugem RS em lavouras de soja no Rio Grande do Sul. Nesta safra 2023/2024, foram instalados 70 em 70 municípios das diferentes regiões do Estado.

    A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi,e seu controle é feito por manejo integrado, com monitoramento do surgimento de esporos, que são estruturas de disseminação do fungo que, em condições climáticas adequadas, se desenvolvem gerando o desenvolvimento da ferrugem asiática em plantas de soja.

    Para realizar esse monitoramento, o Rio Grande do Sul conta, desde 2021, com o Programa Monitora Ferrugem RS, conduzido pela Seapi, Emater/RS-Ascar e dez parceiros, constituídos por laboratórios de análise fitossanitária, instituições de ensino e pesquisa do Estado.    

    Segundo a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapi, Rita Antochevis, a finalidade do Monitora Ferrugem é controlar a presença do fungo e identificar as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência da ferrugem asiática da soja, para gerar o prognóstico da possibilidade da ocorrência da doença.

    A doença

    A ferrugem asiática é considerada a principal doença da cultura da soja. O agente causador é o fungo Phakopsora pachyrhizi. Para sua ocorrência é necessário que exista o que chamamos de triângulo da doença: hospedeiro (a soja), patógeno (o fungo) e ambiente favorável para a disseminação da doença (molhamento foliar e temperaturas entre 15ºC e 28ºC). 

    Os sintomas iniciais da ferrugem asiática geralmente se manifestam como pontos escuros, inicialmente na face inferior das folhas. Com a evolução dos sintomas, a folha se torna amarelada, semelhante à ferrugem, dando origem ao nome da doença.

     

    Veja os dados do monitoramento no link

    https://www.agricultura.rs.gov.br/monitora-ferrugem-rs

     

    Fonte: Ascom/Seapi

    Giovane Sabino - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sabadão 107 com Cristiano Santos 16:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Sábado Livre

    Helena Knob

    13:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    14:30 - 19:00

    FM
    107,9

    Sabadão 107

    Cristiano Santos

    16:00 - 21:00