Menu

21°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Setor de eventos busca desvincular retomada de festas da volta às aulas

    Somente em Frederico Westphalen cerca de 700 pessoas estão há 7 meses sem trabalhar

    Não é novidade para ninguém que as festas, comemorações e eventos foram os primeiros a parar quando os casos da Covid-19 começaram a ser registrados no Brasil, há sete meses. Desde então, o setor segue parado.

    Uma comissão do setor foi formada em Frederico Westphalen para reivindicar a possibilidade de retorno dos eventos, as negociações vêm acontecendo  com as autoridades locais e nesta semana, após novo decreto estadual, liberando parcialmente o retorno de festas e atividades uma reivindicação foi levada até a Câmara de Vereadores para que seja encaminhado um pedido ao governo do Estado e deputados a solicitação de desvinculação da retomada dos eventos do retorno das atividades presenciais nas escolas.

    O músico e empresário Jaques Pinto, salienta que a luta da classe, que somente em Frederico Westphalen envolve cerca de 700 profissionais é por um protocolo específico. “A nossa luta é para um protocolo exclusivo para o setor de evento e seguindo todas as regras e cuidados necessário”, salientou.

    Francieli Balestrin reforça que as equipes presam pela segurança e que a cadeia envolve muitas pessoas. “A gente está preparada para essa retomada. Compramos equipamentos de proteção e mais que ninguém primamos pela segurança das nossas equipes”. Disse.

    Os representantes do grupo salientaram que muitos profissionais da área mudaram de trabalho e que essa retomada, também depende da vontade dos clientes.

    Decreto da prefeitura

    O governo do Estado liberou a realização de festas e eventos sociais em municípios com Bandeira Laranja ou Amarela no Mapa do Distanciamento Controlado e que já tenham iniciado o processo de retomada das aulas presenciais, através do Decreto 55.559. Em Frederico Westphalen, a Prefeitura publicou o Decreto nº 136 na quinta-feira, 29, que segue as determinações do documento estadual.

    As atividades estavam proibidas desde o início da pandemia do coronavírus. Podem reabrir casas de festas, de shows, casas noturnas, buffets e similares.

    Os decretos também preveem normas para eventos sociais e de entretenimento em ambientes abertos.
    Conheça as regras

        • A realização desse tipo de evento fica permitida desde que a região esteja há 28 dias seguidos sem Bandeira Vermelha ou Preta (caso de Frederico Westphalen)
        • Na Bandeira Amarela, o público máximo permitido será de 100 pessoas, entre trabalhadores e público, respeitando o teto de ocupação (oito metros quadrados por pessoa) e distanciamento estabelecido no modo de operação
        • Na Bandeira Laranja, o público máximo permitido será de 70 pessoas (entre público e trabalhadores)
        • Em ambos os casos (Bandeiras Amarela e Laranja), os eventos devem ter, no máximo, quatro horas de duração
        • A pista de dança e consumo de bebidas e alimentos em pé estão vedados

    Novas normas
        • Eventos sociais e de entretenimento em ambientes abertos podem ocorrer em regiões Covid que estiverem há 14 dias seguidos sem Bandeira Vermelha ou Preta
        • Em locais com consumo de alimentos ou bebidas, será permitido 40% de lotação prevista no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), respeitando o teto de ocupação de oito metros quadrados por pessoa e distanciamento estabelecido no modo de operação
        • Em locais que não ofertam bebidas ou comida, a lotação máxima poderá ser de 50% da lotação prevista pelo PPCI, respeitando o teto e o distanciamento. A duração dos eventos também será de, no máximo, quatro horas

    None
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00