Menu

17°

Palmitinho - RS
21° max
10° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
21° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • União reconhece Decreto de Emergência em Palmitinho

    Perdas estimadas com a estiagem ultrapassam os R$ 30 milhões

    O Governo Federal reconheceu o Decreto de Emergência emitido pelo Município de Palmitinho devido à estiagem que afeta todo o território rural causando perdas que atingem as cerca de 4.500 pessoas que residem em comunidades do interior.

    O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União através da portaria Nº 31/2022, assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. No mesmo, o Decreto já havia sido homologado pela Defesa Civil Estadual.

    O Coordenador da Defesa Civil Municipal, José Luiz Queiroz, relata que o reconhecimento ocorre após um amplo trabalho de levantamento de informações e de perdas ocasionadas pela estiagem que volta a castigar o município. Ele relata que os estragos afetam as cerca de 4.500 pessoas que residem na área rural, atingindo principalmente a produção de milho e a produção leiteira.

    O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Luís Sponchiado, destaca que o município vem trabalhando de forma incansável para atender às famílias afetadas. “O trabalho ocorre em uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), a Defesa Civil e a Emater/RS, com o envolvimento dos servidores para atender as famílias”, relata.

    As principais ações para atender as famílias ocorre com o transporte de água potável, o auxílio de máquinas para a produção de silagem e a aberturas e limpeza de açudes e poços. Segundo, Queiroz, o reconhecimento da união permite que o município possa pleitear, nas próximas semanas, auxílio governamental para atender às famílias afetadas. As liberações vão desde cestas básicas até recursos para locação e aquisição de veículos e equipamentos para atender os atingidos.

    *Com informações Ascom Prefeitura de Palmitinho

    None
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    Pra Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00